Grupo Sandvik completa 150 anos

Site disponibiliza especial multimídia com histórico do grupo

As plantas do grupo Sandvik em todo o mundo comemoram hoje, 31 de janeiro, os 150 anos de fundação na cidade sueca Sandviken. Alguns anos anos da fundação, em 1962, um dos sócios foi à Inglaterra em busca de uma máquina a vapor. Göran Fredrik Göransson acabou voltando com a patente de um novo processo de produção de aço, conhecido como Bessemer e a empresa foi a primeira a utilizar o método. Com a nova técnica a oxidação remove impurezas do ferro com ar soprado através do ferro fundido. A oxidação aumenta a temperatura da massa de ferro e a mantém em estado fundido.

Um hotsite especial para esta data foi criado e nele é possível conhecer detalhes da história do grupo Sandvik. Detalhes dos primeiros produtos, como correias de aço que passaram a ter uma grande importância para a industria de alimentos, principalmente após o desenvolvimento de novas técnicas de soldagem a partir de 1940. Atualmente o grupo possui cinco divisões, 50 mil funcionários e possui marcas líderes no setor metal mecânico como Coromant, Dormer, Walter, Seco Tools.

logo sandvik 150 anos

Os insertos indexáveis lançados na década de 50 fizeram a alegria especialmente da indústria dos Estados Unidos, os principais compradores à época. Nessa época foi criado um programa para a identificação de necessidades dos clientes para se adequar à demanda mundial.

Se o construção da malha ferroviária Rússia foi responsável por segurar as vendas de uma fábrica que dava seus primeiros passos no mercado global em 1850, hoje os mercados mais promissores para a empresa estão na Ásia, apesar do velho continente continuar representando a maior fatia do faturamento. A Europa ainda responde por 37%, mas a porcentagem alcançou 60% na década de 90 e o lado oriental do continente é uma das novas apostas.

O segundo maior mercado está na Ásia, principalmente com Índia e China. Neste último há revendedores em 80 cidades. Um dos setores que mais chama atenção no país, apesar do rápido desenvolvimento de toda a indústria é a energia nuclear. O grupo é um dos maiores produtores de revestimento para tubos de combustível nuclear. Produção iniciada em 1960. O impacto da China tem influenciado as vendas na Austrália e responsável por manter o país como um dos maiores níveis de venda. Internamente, a mineração é responsável pelas boas vendas além da exportação para o continente africano e Oriente Médio.

Presença no Brasil
A América do Sul representa 7% das vendas do grupo em 2010 e os principais responsáveis por isso são Brasil e Chile. Entre 2009 e 2010 houve um crescimento de 54% no Brasil. O grupo iniciou sua atuação no País com a mineração em 1957, em seguida instalou uma fábrica de corte de metais e a produção de insertos indexáveis começou em 1963.