Norgren recebe certificação OHSAS 180001

A Norgren, industria do setor de automação industrial, acaba de receber mais uma certificação para seu sistema de gestão, a Norma OHSAS 18001:2007 (segurança e saúde no trabalho). A implementação do programa iniciou em janeiro de 2011 e com a auditoria, em meados de dezembro, a empresa foi recomendada a certificação.

Para adquirir o certificado é preciso cumprir todas legislações aplicáveis ao negócio (as NR’s, por exemplo) relacionadas a segurança do trabalho e saúde, além da necessidade de elaborar e implementar um sistema de gestão para coordenar e atender aos requisitos da norma.

A norma OHSAS 18.001:2007 permite às organizações conhecer, controlar as situações de perigos existentes e melhorar continuamente seus processos e atividades, tendo em consideração a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, redução de riscos e o bem estar dos colaboradores.

“A primeira medida tomada”, conta a analista de Segurança, Saúde e Meio Ambiente Márcia Cruz, “foi o identificar todos os perigos e riscos de cada área, divulgando para os colaboradores a existência dos mesmos e dos seus respectivos controles existentes, além do forte trabalho das equipes.”

Entre as melhorias implantadas estão as proteções em máquinas, dispositivos e equipamentos. Identificação, validação,conscientização e uso dos EPI’s por toda a organização para as áreas com potenciais riscos.Incentivos para informar quase acidentes, condições inseguras como também na informação das ocorrências indesejadas com os colaboradores e investigação das mesmas, com planos de ações corretivas para evitar recorrências. Inspeções periódicas de segurança e saúde para levantamento de riscos, para atuação preventiva da organização.

No período de janeiro a dezembro a empresa investiu em segurança, saúde e meio ambiente aproximadamente R$ 147.000,00. Nesse período já foi registrada uma queda no número de acidentes e incidentes de trabalho. Em 2010 foram quatro acidentes, em 2011 apenas um. Em incidentes os número caíram de 14 para 10.

Leia mais sobre a Norgren:
Indústria de pneumáticos Norgren amplia fábrica para atender projetos especiais