5 atitudes rudes que devem ser evitadas ao fazer networking

Para construir uma boa rede de contatos não é fácil. Para não ser rotulado de inconvenienteao fazer networking e correr o risco de perder oportunidades é preciso atenção nocomportamento.

Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas, afirma que o networking envolve interesse, mas os valores éticos não devem ser deixados delado. “Não existe almoço de graça, mas mentir e colocar suas necessidades acima de qualquercoisa não ajuda a construir uma boa relação”, afirma.

Para não entrar na lista negra de nenhum contato profissional, saiba o que não fazer:
1. Marcar uma conversa e fazer outras tarefas ao mesmo tempo. Ninguém gosta de perceber que está em segundo plano. Se você agendou uma conversa pessoalmente, evite usar ocelular, mesmo que seja para enviar apenas uma mensagem de texto.

Se a conversa é por telefone, lembre-se que o outro lado escutará se você estiver teclando,sussurrando com outra pessoa ou mexendo em papeis. Dividir a atenção dessa maneira nãocombina com um networking.

2. Agendar uma conversa e não comparecer. Furos são perdoáveis desde que a outra pessoa seja avisada. Nada mais desagradável do que marcar um compromisso com uma pessoa edescobrir que não houve consideração para remarcar outro horário.

3. Oferecer e prometer ajuda quando você não tem intenção de ajudar. A honestidade é essencial para o networking, às vezes é preciso dizer não.

4. Forçar intimidade quando a relação ainda não foi construída. Para construir uma boa rede de contatos é preciso foco e planejamento.

5. Distribuir cartões de visitas em eventos e coquetéis para todas as pessoas sem nenhum critério. “A primeira impressão é que vai determinar se a pessoa guardará seu cartão e se lembrará da sua pessoa ou não”, explica Romaly.

Por isso ela afirma que a conversa antes da troca de cartões de visitas é o mais importantepara que seu cartão tenha algum valor.


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