SKF inaugura planta para fabricação de rolamento para automóveis

A SKF do Brasil inaugurou ontem (24), a segunda fábrica de rolamentos em seu parque industrial de Cajamar, no interior de São Paulo. Resultado de investimentos de R$ 13,5 milhões, a nova unidade produzirá rolamentos de roda de segunda geração para a indústria automotiva local. A capacidade inicial de produção é de 1,2 milhão de rolamentos por ano, mas deve chegar a 2,1 milhões até 2014.

A nova fábrica se integrará ao parque da empresa no país que hoje tem capacidade de produção de 35 milhões de rolamentos ano (37,6 milhões com a nova unidade). Os canais de produção atuais são dedicados à fabricação de rolamentos cônicos, de primeira geração. “Estas linhas serão cada vez mais direcionadas para o atendimento de aplicações de câmbio e transmissão, tanto para o mercado doméstico como para os mercados da Argentina, EUA e Europa”, diz o presidente da SKF do Brasil, Donizete Santos.

O produto que sairá da nova linha de produção, o rolamento HBU-2 para rodas, vem com sensor de ABS, antecipando a exigência da legislação brasileira que prevê adoção o uso do dispositivo nos carros fabricados a partir de 2014. O rolamento, desenvolvido na Holanda, elimina etapas de montagem nas linhas de produção. “ A geração anterior de rolamentos para rodas exigia a integração de 13 a 15 partes nas montadoras. O HBU-2 chega às linhas de produção totalmente montado”, diz Donizete Santos.

Os novos rolamentos já tem encomenda nas montadoras. A princípio, ele deve equipar carros populares fabricados no Brasil. Para atender os primeiros pedidos, a SKF trouxe um lote da fábrica da Coreia para que fossem feitos testes e iniciada a produção.