BK Travas revoluciona a segurança no transporte de cargas

O empresário Rudimar Klóss trabalha com usinagem há 19 anos. Há nove anos montou uma pequena empresa de usinagem, a BK Usinagem Ltda, juntamente com seu sócio Luiz Bertoni Junior, com o objetivo de aproveitar suas experiências neste ramo de atividade. Em princípio, fornecia serviços para seu antigo empregador, contudo, sendo uma pessoa observadora, criativa e empreendedora, este ano está comemorando o lançamento de um produto próprio, uma trava, com funcionamento pneumático para travamento interno das portas de baús de caminhões. A idéia veio de um produto suíço que conheceu ainda na fábrica onde trabalhava como coordenador de produção. Ao observar que esta era uma necessidade geral de muitas empresas transportadoras passou a desenvolver seu próprio sistema de travamento. A partir desse produto nasceu a BK Travas e Acessórios Automotivos, especializada em sistemas de segurança para transportes rodoviários.

As perspectivas de negócio são grandes e a produção vem crescendo progressivamente, graças ao aumento contínuo dos pedidos. O foco da BK Travas é fabricar sistemas de travamento mais seguros e eficientes, tanto para pequenas e médias empresas que não costumam pagar uma mensalidade para ter monitoramento online e abertura eletrônica das portas, como para as próprias empresas de rastreamento. A produção atual gira em torno de 60 travas por mês que mal passam pelo estoque. Uma empresa de coleta e entrega de mercadorias reduziu em uma hora diária por veículo o tempo de trabalho com as travas BK, o que representa um ganho significativo para empresas de logística intensiva. O equipamento também funciona como sistema complementar a outros modos de segurança de empresas maiores, que sofrem com constantes roubos de carga.

A parte não mecânica foi desenvolvida com parceiros externos, enquanto o cilindro, peça principal do produto, é usinado pela própria BK. Klóss conta que a aquisição de uma máquina de usinagem CNC foi fundamental para o desenvolvimento do seu invento.  “Não seria possível usinar o cilindro, o coração do nosso invento, se não tivéssemos uma máquina com comando numérico.”

Com investimentos contínuos em melhoria do sistema, já é possível garantir que a carga só seja liberada em seu destino pelo comprador da mercadoria. Caso o motorista precise abrir o baú para a fiscalização, este receberá uma senha rotativa.

Patente
O pedido de patente foi consolidado no ano passado, após insistência do amigo Julio Onzi, representante da empresa Arwi, que há muitos anos lhe fornece ferramentas para usinagem. Quando já havia concluído o projeto da trava, muitas pessoas disseram que não valia a pena investir tempo e dinheiro em uma patente, pois logo alguma das grandes empresas do segmento descobriria como o equipamento foi projetado e teriam muito mais fôlego para desenvolver algo similar, contudo, não tem sido bem esse o resultado. “A patente confere maior segurança às pequenas empresas que tenham potencial inovador e queiram garantir o seu espaço no mercado.”

Rudimar Klóss contratou uma consultoria que providenciou todos os documentos para que obtivesse sua patente registrada. “Não me incomodei com os trâmites, apesar do custo elevado para uma empresa de pequeno porte, mas os benefícios compensam”, enfatiza.

"Com a patente estou, no mínimo, garantindo o meu direito de continuar produzindo algo que desenvolvemos por conta própria", reforça Rudimar.  Ele ainda diz que continuam prestando serviços de usinagem ao mercado como sempre fizeram, contudo, ter um produto próprio abre algumas perspectivas que lhe podem garantir maior independência no futuro.  

Conheça a proposta da editoria Manufatura em Foco no editorial feito por Francisco Marcondes aqui.


Tópicos: