Usiminas investe R$ 138 milhões em fábrica para aproveitar pré-sal

A Usiminas Mecânica está investindo em uma fábrica para atender a demanda do setor naval brasileiro, que está sendo impulsionado pelas obras do pré-sal. A empresa está construindo uma fábrica de painéis no Porto de Suape, em Pernambuco. Os investimentos na unidade somam 138 milhões de reais. A previsão é que ela entre em funcionamento no final de 2012.

O empreendimento permite que a Usiminas Mecânica amplie seu mix de produtos para a indústria naval, além de se apresentar como opção de entrada no negócio de montagem de blocos para grandes embarcações, segundo a empresa. A fábrica terá capacidade de produção de 65 mil toneladas por ano.

A linha de produção será totalmente automatizada para produzir painéis enrijecidos com até 18 metros de comprimento. O produto tem alto valor agregado, segundo a Usiminas.Os estaleiros são os principais consumidores de painéis de navios.

A Usiminas Mecânica é a empresa do grupo que atua  no segmento de bens de capital. Ela agrega valor ao aço produzido pelas siderúrgicas da Usiminas e divide-se nas unidades de Estruturas Metálicas Industriais, Pontes e Viadutos Metálicos e Blanks; Equipamentos Industriais; Fundição e Fabricação de Vagões Ferroviários; Montagens Eletromecânicas e Manutenção Industrial.