Pesquisa divulga marcas mais lembradas em manutenção

Uma pesquisa realizada com 4500 diretores, gerentes e profissionais, apontou quais as empresas mais lembradas em manutenção de 53 segmentos. O estudo foi feito pela Rede Brasileira de Manutenção (RBM) entre maio e abril deste ano e recebeu informações de 1200 empresas. O público participante escolheu marcas relevantes por indicação livre nos quesitos de produto ou serviço através do questionário com perguntas abertas pela internet.

O ranking colocou a SKF como marca mais lembrada, líder em quesitos de rolamentos (35%), consultoria (25%) e análise de vibração (10). Neste último houve uma perda de espaço em relação a 2010, em que alcançou 25%. Na segunda posição está a Siemens e na terceira a Weg. Nas divisões específicas do setor de equipamentos e material de solda está a White Martins ao lado da Esab com 25%. No setor de ferramentas está a Gedore, com 28% dos votos. Entre os fabricantes de lubrificantes industriais foram lembrada em primeiro lugar a Mobil (17%).

“[Neste estudo] É possível verificar que empresas muito conhecidas em determinado segmento, não são assim tão conhecidas, embora presentes, em outros segmentos. Por outro lado, existem áreas onde houve uma completa renovação de fornecedores, com relação a algumas décadas atrás”, Luiz Alberto Verri, consultor e ex-Gerente Geral da Refinaria de Presidente Bernardes de Cubatão e ex-Gerente de Manutenção da Refinaria de Paulínia. Em outros casos, como da SKF, muito conhecida na área de fornecimento de rolamentos, isso se refletiu na área de consultoria. Um crescimento iniciado no ano passado. “A marca conhecida em uma área "puxa" o conhecimento em outra área”, avalia Verri.

“Obter esta classificação mostra que a SKF está atingindo o principal objetivo do seu trabalho: proporcionar aos clientes as condições de conquistar um alto desempenho, a partir de soluções integradas em diferentes plataformas”, declarou o presidente da SKF do Brasil, Donizete Santos.

O objetivo da pesquisa, realizada desde 2009 é valorizar os profissionais e empresas que trabalham nessa área. “Com esse ranking buscamos valorizar um pouco mais aqueles que, trabalhando pela competitividade e eficiência das empresas”, comenta do Diretor de Inovação da RBM.


Tópicos: