Aços temperáveis em água possuem a melhor soldabilidade

Cromo garante boa resistência do aço usado nas ferramentas de corte

Os aços temperáveis em água contém carbono como principal elemento de liga (070 a 1,5%). Eles têm baixa resistência ao amolecimento em altas temperaturas e podem sofrer trincas e distorções dimensionais na têmpera. No entanto, possuem alta resistência ao desgaste a abrasão, combinada com boa tenacidade e apresentam a melhor soldabilidade entre os aços ferramenta. O cromo presente aumenta a temperabilidade e a resistência ao desgaste. O vanádio garante a manutenção de uma granulação fina que favorece a tenacidade. A tabela abaixo mostra a composição química destes aços:
 

Microestrutura
São fornecidos no estado recozido com matriz perlítica e cementita ou no estado coalescido possuindo matriz ferrítica com carbonetos esferoidizados. Nestas condições a dureza é baixa (no máximo 210HB) visando facilitar a usinagem. Na condição de trabalho para peças finas (espessuras menores que 8 mm) a estrutura é martensita revenida com carbonetos de ferro não dissolvidos na têmpera. No caso de peças mais espessas (acima de 25 mm) apresentam superfície de martensita revenida com carbonetos não dissolvidos e núcleo de perlita com carbonetos não dissolvidos.

Aplicações
Usados em ferramentas de estampagem a frio, matrizes de cunhagem, ferramentas de corte para metais duros e componentes de máquinas-ferramenta que requeiram alta resistência à abrasão.

Tópicos:
     



Comentários