Parceria entre Brasil e Itália cria novo núcleo de metal mecânica em MG

Um acordo assinado, na última quarta-feira (29) em Brasília, para cooperação técnico-financeira entre o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior será responsável pela criação de um Núcleo de Excelência Ítalo-Brasileiro em Metalmecânica  na cidade de Betim (MG).

As instalações serão feitas nas dependências do Senai da cidade mineira e terá um custo de 1,5 milhões, sendo cada entidade responsável por metade do custo. A previsão é que entre em funcionamento no início de 2012 e atenda 1.500 alunos por ano, entre as turmas dos cursos técnicos já existentes e os que serão criados. De acordo com a assessoria do ICE, a escolha de Betim se deve a importância da região como polo metal mecânico, a proximidade com a fábrica da Fiat (150km) e a quantidade de empresas de autopeças italianas estão próximas.

O Núcleo em Metalmecânica receberá uma célula robótica didática para o ensino de solda a arco de componentes mecânicos, um centro de torneamento CNC e a licença de uso de um software de programação-treinamento CNC, formando uma unidade de desenvolvimento e produção de bens mecânicos, de produtos de metal e de autopeças, especialmente destinados à indústria mineira. Os equipamentos adquiridos não possuem escala industrial. São o que há de mais moderno, mas suficientes para a realização de cursos de capacitação tecnológica e a realização de serviços de assessoria técnica e tecnológica.

O acordo também prevê a criação do núcleo de metal mecânica, também será criado o  Núcleo em Nãotecidos, nas dependências do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do SENAI, no Rio de Janeiro.


Tópicos: