Catálogos em 3D facilitam vendas na indústria

A produção de catálogos tridimensionais ainda é novidade, mas idéia pode ser uma boa solução para economia de tempo e dinheiro. Há um ano o revendedor de softwares de CAD/CAM, Luiz Pavão passou a fazer uma parceria com a Cadenas/PartSolutions, empresa que desenvolve catálogos para engenharia. “Eu procurava algo inédito na área de soluções para engenharia, pois tudo estava muito igual e sem novos desafios”, conta. Desde janeiro ele atua como distribuidor da empresa alemã no Brasil, através da Delóo.

A Cadenas/PartSolutions é responsável por hospedar e gerenciar dos catálogos online de clientes e também pela elaboração destes. De acordo com Pavão, já foram produzidos mais de 600 catálogos de praticamente todas as áreas, mas indústrias automobilística e aeroespacial foram as mais atendidas. O catálogo, segundo Pavão, funciona como peça de integração e ajuda o consumidor a encontrar e configurar o que precisa. Independente de onde estão armazenados, os catálogos permitem a configuração de produtos e a geração do arquivo 3D no formato nativo do software CAD desejado pelo consumidor e podem ser integrados ao site da empresa. Todos os downloads são mapeados e a empresa pode acompanhar quem está usando seu produto. De acordo com Pavão, as pesquisas indicam que peças incluídas na fase de projeto tem em média 85% de chances de serem compradas.

As peças são modeladas pela Cadenas/PartSolutions em um processo que permite armazenar a regra de construção e não a geometria, assim, o tamanho do arquivo fica reduzido e é possível gerar o formato nativo do software CAD. O tempo de confecção de um catálogo é de dois a três meses, mas pode variar de acordo com a complexidade e a quantidade de peças.