Desindustrialização e déficit tecnológico são temas do Enitec 2011

A 10ª edição do Encontro Nacional de Inovação Tecnológica (Enitec) se realiza nos próximos dias 25 e 26, em São Paulo. Este ano o tema do evento, que objetiva discutir e propor políticas públicas para a inovação tecnológica no setor produtivo, é o déficit tecnológico e risco de desindustrialização.
 
Realizado pela Sociedade Brasileira Pró-inovação Tecnológica (Protec), o encontro reúne representantes dos setores público e privado e debaterá, por exemplo, a Lei 12.349/2010, que altera a Lei 8.666/1993 e dá preferência, nas licitações públicas, a produtos e serviços produzidos no Brasil com tecnologia própria, entre outros temas.
 
Espera-se, ao final das discussões, elaborar uma carta com as principais considerações a ser entregue à presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Protec, os debates são oportunos, visto que a indústria nacional vem perdendo participação no Produto Interno Bruto (PIB) e deixando de atuar nas etapas produtivas de maior tecnologia, fenômeno caracterizado pela instituição como "esvaziamento tecnológico" das cadeias produtivas, provocado pela perda de competitividade.
 
A inscrição para o evento é gratuita.