Rotina: positivo ou negativo?

Rotina: positivo ou negativo?

Quando falamos em rotina alguns logo afirmam: Precisamos de rotinas para organizar o nosso negócio. As rotinas padronizam e levam o negócio para o sucesso. Outros afirmam: As rotinas emburrecem, as rotinas levam o negócio apenas aonde ele já foi ou está. Precisamos de inovação, abaixo as rotinas!

Quem está certo?

Ambos estão certos, ao meu ver. Como assim?

Rotina como algo positivo
Toda organização de um negócio inicia pelas rotinas. São as rotinas que padronizam, organizam, dão a primeira tônica do negócio.
O primeiro passo para organizar o seu escritório é definir as rotinas. Estabeleça quais são as rotinas do seu negócio: Quando o cliente chega, como ele é atendido? Quando ele é atendido como fica a informação deste atendimento? Depois de atendido, como o negócio processa o restante da informação (ação judicial no caso de um escritório jurídico)?

Perguntas... A resposta destas são justamente as rotinas (parte delas) do seu negócio.

Estabelecer estas rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar. Como assim?

Para termos a evolução ou mesmo inovação, devemos saber aonde estamos em primeiro lugar. Como saber aonde estamos se sequer conhecemos nossas atuais rotinas?  Da mesma forma que estas rotinas são essenciais para a evolução do negócio, elas podem ser o principal problema para ele findar. Veja como:

Rotina como algo negativo
A rotina é um problema justamente quando ela se torna intrínseca ao ser humano. O ser humano tem a tendência de buscar o sucesso e quando chega nele ou próximo dele, se acomoda. O mesmo acontece com as rotinas. Ter uma rotina é cômodo. Ter rotina dá segurança. Ter rotina traduz em saber o passo a passo. E o que há de errado nisto?

Se você quer ficar sempre na mesma situação atual, nada. Agora, se o crescimento do seu negócio é importante, a rotina é perigoso, pois inibe a criatividade e principalmente deixa todos com aquela sensação de "vamos fazer como está, afinal sempre foi assim". O fato de sempre ter sido assim, não quer dizer que precise ser assim. Não quer dizer que não deve mudar.
A crítica a rotina é fundamental/essencial/imperioso para existir gestão.

Quer gerir o seu negócio?
Critique rotinas internas (procedimentos) e externas (relacionamento com cliente). Estabeleça novas regras e faça as mesmas com controle e organização.

ENFIM
Rotina: Positivo ou negativo?

Positivo, se for padronizar e organizar o dia a dia de todos. Negativo, se as mesmas funcionam há muito tempo sem qualquer tipo de crítica ou pensamento diferente. Permita-se ser diferente e fazer o seu negócio ter sucesso. Lembre-se que caminhando por onde os outros caminharam chegará somente aonde os outros chegaram. Ou seja, abaixo a zona de conforto e viva a gestão através da crítica de rotinas!

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