Usiminas investe R$ 152 milhões em modernização tecnológica

A Usiminas está investindo R$ 152 milhões na modernização tecnológica da aciaria 2 da usina de Ipatinga (MG). Os recursos serão utilizados na instalação do desgaseificador a vácuo nº3 (RH-3), que vai elevar em 80% a produção de aço líquido desgaseificado - que passará de 1 milhão de toneladas/ano para 1,8 milhão de toneladas/ano. O investimento se alinha à estratégia da companhia de agregar valor aos seus produtos e serviços.
 
O aço desgaseificado será utilizado na nova linha de galvanização, que entrará em operação no 1º semestre deste ano, e na linha de produtos Sincron, específica para uso em gasodutos, oleodutos e no setor naval – e que começa a ser fabricada ainda em 2011. Atualmente, o aço desgaseificado é produzido pelo RH-2, também na usina de Ipatinga, que continuará em funcionamento.  
 
A principal característica do processo de desgaseificação é o enobrecimento do produto final. No caso da chapa grossa, aumenta a limpidez do aço, permitindo atender aos requisitos do mercado de prospecção de petróleo na camada pré-sal. Em relação ao aço galvanizado, essa tecnologia amplia a estampabilidade e a resistência mecânica.
 
O RH-3 começa a operar no 2º semestre de 2011. O fornecimento dos equipamentos, montagem e testes está sendo realizado por uma joint venture entre a Usiminas Mecânica (fornecedora principal) e a Nippon Steel Engenharia (responsável pelo projeto básico da unidade).

Tópicos:



Comentários