Mestrado aplica aprendizado no meio prático

O conceito de pós-graduação conhecido como mestrado profissional consiste em capacitar profissionais a aplicar a pesquisa nos diversos campos do conhecimento para a solução de problemas normalmente encontrados no mercado de trabalho. O título obtido em um mestrado profissional, credenciado pela Capes, também dá os mesmos direitos, em termos de carreira docente, que o mestrado acadêmico tradicional.

Esta pós-graduação visa, além da pesquisa e formação, a interação com empresas através convênios ou parcerias, a fim de alavancar o progresso e o desenvolvimento com soluções inovadoras. Além disso, também reúne profissionais da mesma área de atuação, proporcionando a troca de experiências práticas.

O mestrado profissional em engenharia de materiais da Universidade federal de itajubá (Unifei), em Minas Gerais, é um curso público e gratuito com o objetivo de formar profissionais capazes de propor e desenvolver pesquisa científica e/ou tecnológica na área de desenvolvimento, processamento e caracterização de materiais. Considerando, também, os aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável, bem como a necessidade de constante atualização e qualificação de produtos e otimização de processos.

É um curso voltado para engenheiros bem como profissionais atuantes em áreas correlatas de conhecimento. Neste sentido, as disciplinas serão oferecidas, preferencialmente, fora do horário comercial (período noturno e aos sábados). As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro. A seleção será feita mediante exame escrito de seleção, análise curricular e do projeto proposto e entrevista. Para mais informações, consulte o edital de seleção na página da Unifei.


Tópicos: