Reciclar eletrônicos recupera metais raros

A empresa Sims Recycling Solutions está pedindo mais reciclagem de computadores e outros equipamentos de tecnologia de informação em todo o mundo, para preservar os escassos recursos de materiais raros do planeta.

Ela diz que, a menos que a reciclagem destes equipamentos tenha um aumento substancial, o mundo ficará sem metais raros para fabricá-los em vinte anos.

Myles Pilkington, da Sims, afirmou: "Muitas organizações e empresas na Europa estão acordando para o fato de que equipamentos de TI usados não devem ser tratados como lixo, por conterem recursos valiosos que podem ser reutilizados".

"Temos a obrigação de manter os recursos da Terra reciclando ativos eletrônicos, e temos a satisfação de ver que a conscência do problema está se alastrando. Dependemos muito de computadores, e a verdade é que estamos ficando sem os materiais essenciais à sua fabricação", disse ele.

"Aconselhamos organizações a sempre usarem empresas profissionais de reciclagem para evitar o riscos de os equipamentos serem ilegalmente enviados para países do Terceiro Mundo, onde as pessoas são exploradas para recuperar os materiais valiosos. Não podemos enfiar nossas cabeças em um buraco e esperar que o problema se resolva sozinho", acrescentou ele, de acordo com o edie.net.


Tópicos: