Atlas Copco lança tecnologias para economia de combustível e energia

A Atlas Copco, empresa especializada em compressores de ar industriais e portáteis, está investindo na produção de novos compressores no país. Os novos compressores portáteis possuem um consumo de combustível (diesel) mais baixo, o suficiente para que compense trocar um compressor de tecnologia antiga pelo novo.

O combustível, é responsável por mais da metade do custo do ciclo de vida do compressor e, portanto, com uma economia significativa o produto paga o investimento feito em poucos meses.

Outro avanço é a tecnologia chamada “oiltronix”, que gerencia a temperatura do óleo de modo inteligente, o que resulta em um desgaste menor das peças. Algumas delas, como rolamentos, chegam a durar 40% mais.

Os novos compressores portáteis se destinam a aplicações de infra estrutura como construção civil, mineradoras, perfuração de poços, geotecnia e locadores de equipamentos. Para as aplicações específicas de perfuração, também há a tecnologia Dual Pressure, que permite o ajuste de pressão em etapas diferentes da perfuração, economizando combustível e mantendo a eficiência no processo.

Além da economia de combustível, a empresa desenvolve uma solução capaz de economizar até 40% de energia elétrica em estações de tratamento de efluentes e outras aplicações que utilizem sopradores de ar. A tecnologia de sopradores de ar de parafuso é novidade mundial e consome muito menos energia elétrica do que a antiga tecnologia de lóbulo, usada, atualmente, pelas indústrias.


Tópicos: