A necessidade de gases na Fórmula 1

Fornecedora oficial para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 explica a importância dos gases em uma corrida

Ninguém precisa falar da importância de motores, pneus e gasolina em uma corrida de Fórmula 1, certo? Mas o que muitas vezes passa despercebido é a necessidade de gases capazes de tornar possível que essas peças fundamentais funcionem perfeitamente durante todo o evento. CO2, nitrogênio e outros gases especiais fazem parte dos produtos essenciais em uma corrida, mas que a maioria dos espectadores não percebem a sua presença.

A Air Liquide, empresa fornecedora de gases para indústria saúde e meio ambiente, também fornecedora oficial de gases para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 por sete anos consecutivos, explica porque esses gases são tão necessários durante a corrida. Neste ano a corrida será nos dias 05, 06 e 07 de novembro, em Interlagos. Sempre lembrando que segurança e potência são duas palavras presentes em todos os estágios da competição.

Pit stop na Fórmula 1Para o enchimento dos pneus, por exemplo, emprega-se nitrogênio que, segundo José Antônio Cunha, gerente do segmento automotivo e fabricação da Air Liquide Brasil, por ser um gás inerte, evita que aconteçam explosões. O nitrogênio também possui menos umidade que o ar comprimido, o que retarda o aquecimento do pneu, reduzindo seu desgaste. Por ser menos sujeito à permeabilidade da borracha, mantendo a pressão por mais tempo, além de garantir o desempenho, resulta em maior durabilidade.

As equipes utilizarão também muito gelo seco para resfriamento dos motores dos carros. Além dos motores, os discos de freio estão sujeitos a altíssimas temperaturas, podendo chegar a 1,2 mil ºC. As suspensões podem necessitar de resfriamento, por estarem exposta a gases que deixam os escapamentos a 900 ºC.

Também são utilizados gases especiais nas análises de combustíveis e outros produtos, a fim de verificar se estão de acordo com as normas da FIA (Federação Internacional e Automobilismo). O Centro Médico e as ambulâncias que estarão de prontidão no Autódromo de Interlagos também contarão com os gases da Air Liquide, em particular, o oxigênio. A Air Liquide também é fornecedora oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula Indy e da Fórmula Truck.