Comissão Europeia quer reduzir emissões em 90% até 2040

Descarbonização da indústria é uma das propostas para se alcançar meta de neutralidade

A Comissão Europeia recomendou aos países-membros um esforço para reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa até 2040. A meta é encolher os níveis de dióxido de carbono provenientes de combustíveis fósseis em 90% na comparação com os indicadores registrados na década de 1990. A proposta calcificaria, assim, o caminho para atingir a neutralidade de carbono em 2050.

Descarbonização da indústria

Para isso, diz o comunicado publicado na terça-feira (6), até 2030 as reduções teriam que ser reduzidas em um patamar de 55%. Assim, precisariam ser colocadas em prática medidas de fomento à fabricação doméstica e políticas sociais para ajudar grupos mais vulneráveis no processo de transição, além de fortes incentivos para a descarbonização da indústria. Entrariam neste pacote estímulos ao uso de energias renováveis pelos setores de produção, como eólica e hidroelétricas. 

Segundo a Comissão, estabelecer um objetivo climático para 2040 auxliará a indústria e os governos a tomarem decisões importantes ainda nesta década.

*Imagem de capa: Depositphotos