Brasil sobe para 4° lugar no ranking mundial de vendas de veículos

O Brasil voltou a ocupar a quarta posição na venda mundial de veículos, ultrapassando a Alemanda no acumulado de janeiro a agosto, segundo levantamento da Jato Dynamics do Brasil, empresa especializada em informações do mercado automotivo, divulgado nesta quinta-feira.

A China continua na liderança das vendas globais, com crescimento de 42,1% na comparação com o mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 8,4 milhões de automóveis. Em seguida aparecem os EUA, com expansão de 8,5%, e o Japão, com alta de 7,4%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto, nos demais países, os números englobam automóveis e comerciais leves.

O mercado nacional registrou alta de 8,5% no período, atingindo 2,077 milhões de licenciamentos. Já a Alemanha, que fechou 2009 em quarto lugar e neste ano vem alternando a posição com o Brasil, apresentou queda de 27,3%, o que a levou para a quinta posição no acumulado dos oito primeiros meses de 2010.

"A China continua com um crescimento surpreendente e se distancia cada vez mais dos Estados Unidos. Conforme previsto, o Brasil ultrapassou a Alemanha e agora começa sua consolidação no quarto lugar", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics.

Na análise por montadora, a Toyota manteve a primeira colocação no ranking em vendas, seguida pela Volkswagen, que ultrapassou a Ford. A GM/Chevrolet permaneceu na quarta colocação.

Ranking mundial no acumulado de janeiro a agosto
China - 8,414 milhões
EUA - 7,662 milhões
Japão - 3,543 milhões
Brasil - 2,077 milhões
Alemanha - 2,027 milhões


Tópicos: