Joinville é segundo maior polo de fundidos do Brasil

Com mais de trinta empresas ligadas diretamente à fundição, Joinville é o principal polo de fundidos do sul do país e o segundo maior do Brasil. Devido a importância que a cidade tem para o segmento, com algumas das principais indústrias sediadas na região, a Metalurgia 2010 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia em Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços se torna um evento que impacta fortemente no setor. Com início na terça-feira (14), reúne quase 300 expositores no pavilhão da Expoville até a sexta-feira (17).

Entre as empresas locais de fundição que também estarão na feira estão a Tupy, Wetzel, Schulz, Granaço, entre outras. Cada uma delas traz para feiras suas novidades, destaques e lançamentos, buscando maior contato com clientes, novos negócios e estreitar as relações com os principais players do setor.

A Granaço, por exemplo, faz sua estreia na feira focando no fortalecimento da marca e na captação de novos clientes. Fundada em 1993, tem capacidade instalada de 450 toneladas/mês e se destaca no fornecimento de peças em aço carbono, aço ligado e ligas especiais de alta resistência a abrasão, impacto e ao calor. A empresa atua nos segmentos automotivo, cimento, energia, ferroviário, máquinas e equipamentos, mineração e siderurgia, entre outros.

Já a Schulz Automotiva está no mercado desde 1980 e fornece autopeças para o mercado equipamentos de construção e, assim como a divisão Ferro da Wetzel, também é fornecedora de produtos para os segmentos de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) e máquinas agrícolas. A Wetzel vai para a Metalurgia 2010 com a divisão Alumínio e a divisão Ferro, que também procura fortalecer a marca. A divisão Alumínio atua, produzindo sob encomenda, linha de peças em ligas de alumínio fabricadas nos processos injetado e coquilhado, com acabamento rebarbado ou usinado.

Com a maior parte dos expositores ligados à fundição, a feira, que se realiza a cada dois anos, faz parte do calendário de eventos imprescindível para o setor. Reúne expositores nos segmentos de fundição, siderurgia, forjaria, alumínio, serviços, educação entre outros. Entre os produtos presentes estão matérias-primas, insumos, máquinas e equipamentos, laboratório, ensaios, pesquisa, ensino, meio ambiente, fundidos, forjados, estamparias, laminados, siderurgia, modelação e ferramentarias, projetos, acabamentos, automação, manutenção industrial, segurança no trabalho e publicações técnicas.


Tópicos: