Os segredos da furação profunda

O processo de furação é um dos mais utilizados na indústria manufatureira, responsável por cerca de 30% de todas as operações de usinagem. Apesar de cerca de 60% das aplicações de furação na indústria mecânica serem de furos curtos, com profundidade de até 2,5 vezes o diâmetro da ferramenta, um grande número de operações exige profundidades maiores que 5 vezes o diâmetro.

Esse tipo de operação, denominada furação profunda, normalmente requer o emprego de ferramentas e equipamentos especiais. A furação profunda é um processo que possui um grau de complexidade maior do que a furação convencional, devido às condições críticas de usinagem em que se realiza. Tais condições envolvem a dificuldade da formação e do escoamento do cavaco, o comprimento em balanço da ferramenta, a qualidade da superfície e as tolerâncias geométricas e de forma do furo.

Processo de furação A dissertação de William Jefferson González Castillo, Furação profunda de ferro fundido cinzento GG25 com brocas de metal-duro com canais retos, busca aprofundar a pesquisa sobre o processo de furação profunda com brocas de canais retos em ferro fundido cinzento GG25, visando um melhor entendimento do processo. O trabalho foi defendido na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), sob orientação dos professores Rolf Bertrand Schroeter e Rodrigo Lima Stoeterau.

Os experimentos foram realizados em linha de produção e em laboratório, utilizando brocas de metal-duro integral com canais retos e com orifícios internos de refrigeração. Como grandeza de saída avaliaram-se a rugosidade, a cilindricidade e a circularidade dos furos, bem como o desgaste de flanco das ferramentas, a força de avanço e o momento torçor gerados. Com os resultados obtidos neste trabalho foi possível adquirir um maior conhecimento sobre o processo de furação profunda em ferro fundido cinzento, que permite melhoras na produção de peças em escala industrial.

 


Tópicos: