Honda reduzirá produção de carros ecológicos no Japão

A Honda Motor, segundo fabricante japonês de automóveis, indicou nesta terça-feira que a partir de outubro reduzirá sua produção no Japão pela diminuição da demanda devido ao fim das ajudas para compra de veículos ecológicos, que expiram em 30 de setembro.

Segundo informou uma porta-voz da companhia à agência Efe, o fim dos subsídios governamentais à compra de carros novos com baixas emissões representará para a Honda o primeiro corte de produção desde o período entre fevereiro e março de 2009, em sua grande fábrica de Saitama, ao leste de Tóquio.

Carro ecológico da HondaEssa planta prevê diminuir sua produção diária em 150 unidades em outubro até os 1.800 veículos, contra 1.950 do período julho-setembro.

Esse corte, que não acontecia desde que o impacto da crise financeira obrigou a reduzir o ritmo de fabricação, será equivalente a uma redução de 4% em toda a produção da Honda no Japão.

Para os meses seguintes, o fabricante ainda não decidiu o impacto do fim das ajudas do Governo.

O programa de ajudas fiscais e subsídios que começou em abril de 2009 foi prorrogado pelo Governo até setembro, já que contribuiu de maneira determinante para recuperar as baixas vendas de automóveis na primeira metade de 2009.

A Honda espera que, após o fim das ajudas governamentais a carros de baixas emissões, as vendas mensais de veículos caiam no Japão entre 30% e 40%.


Tópicos: