Empresas focam em negócios na internet

Com crescimento acelerado, o uso de internet para fechamento de negócios está cada vez mais avançado. Muitas empresas direcionam grande parte dos investimentos para este meio, algumas utilizam somente para marketing, diálogo com os clientes ou simplesmente para ser encontrada com mais facilidade. É quase como se fosse necessário estar presente no mundo virtual para existir no real.

Entretanto, uma área que se mostra em crescente expansão, também na rede mundial de computadores, é a compra e venda de produtos. Quase 30% das empresas já comercializam pela internet, e a maioria delas é do setor industrial, onde 52% fazem compra, venda ou ambos. A maior parte dos negócios na web (64%) são feitos entre empresas, ou seja, uma empresa vendendo e outra comprando. Apenas 11% vende diretamente ao consumidor final.

Para Julio Teófilo Corullón, diretor da Proxxon, distribuidora de máquinas e equipamentos, "a internet tem um papel extremamente importante na comercialização dos produtos. Além de gerar negócios, proporciona indicadores muito efetivos, bem como reforça as vendas dos revendedores e trabalho dos representantes". Mais de 20% das vendas da empresa são realizadas pela internet, por meio de sites atuantes no setor.

Mercado MM do portal CIMM

O portal CIMM é um dos sites utilizados pelo setor metal-mecânico no comércio de máquinas, equipamentos e serviços. O mercado MM é uma seção do portal, no ar desde 2008, que disponibiliza produtos, com suas características, focando no público que deseja comprar e vender. Atualmente, já possui mais de 16 mil itens cadastrados em seu banco de dados, com informações técnicas e imagens do que está sendo comercializado.

Mercado MM do portal CIMM

Criado com o objetivo de expor produtos e serviços, a seção busca facilitar a comercialização entre as empresas fabricantes e seus clientes. O cadastro permite mostrar todas as informações pertinentes a um produto (dimensões, características técnicas, aplicações, imagens, fotos, entre outros), fornecendo dados que auxiliam na tomada de decisão nos processos de fechamento de negócios entre pessoas físicas ou jurídicas.

Presente no Mercado MM com 10 produtos cadastrados, outra empresa que também usa a internet para incrementar as vendas é a Cimhsa, especializada no comércio de máquinas. Com todos os seus produtos disponíveis para que os clientes os conheçam de casa ou do trabalho, sem precisar ir até uma loja, Vinicius dos Santos Cordeiro, gerente de vendas, ressalta a importância da web. "A internet é uma ferramenta que nos ajuda muito atualmente, visto que a maioria de nossos clientes tem acesso. Nossa home page possui a linha completa de máquinas e faz com que rapidamente se tome conhecimento dos equipamentos, podendo determinar de forma rápida a máquina que irá precisar".

Seguindo esta tendência, empresas que ainda não fazem investimentos de peso nesta área, começam, aos poucos, a se direcionar para o mundo virtual. É o caso da Almathi, especializada no comércio de soluções para aquecimento, resfriamento e separação de fluidos industriais, que tem menos de 5% de suas vendas feitas pela internet, e também investe no Mercado MM do portal CIMM. Apesar da grande maioria dos negócios serem fechados do modo tradicional, Amarildo Marques, gerente de vendas, destaca que, muitas vezes, o primeiro contato dos clientes com os produtos é pela web. "Temos várias consultas por esta ferramenta mas poucos fechamentos".


Tópicos: