Emprego industrial cresce 0,3% em maio ante abril

O emprego industrial subiu 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 8. Na comparação com maio do ano passado, a ocupação na indústria registrou variação positiva de 4,2%, maior variação ante igual mês de ano anterior apurada pelo IBGE desde outubro de 2004, quando a expansão foi da mesma magnitude. Ainda nessa comparação, o resultado de maio representou a quarta taxa positiva consecutiva na ocupação do setor.

No ano, o emprego acumula alta de 1,9% e em 12 meses, de -2,6%. A folha de pagamento real da indústria registrou queda de 0,8% em maio ante abril e variação positiva de 3,7% ante maio do ano passado, acumulando alta de 3,8% no ano e queda de 0,9% em 12 meses.

Emprego cresce em maio

Emprego na indústria cresce em todas as 14 regiões
Em termos regionais, ante maio de 2009, houve aumento do emprego na indústria em todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, com destaque de influência positiva para São Paulo, que contribui com cerca de 40% da ocupação nacional do setor e registrou expansão de 3,3% nesse confronto.

Entre as principais contribuições setoriais para a elevação do emprego ante igual mês do ano passado, destacam-se as atividades de produtos de metal (8,9%), alimentos e bebidas (2,5%), máquinas e equipamentos (6,4%), calçados e couro (8,2%) e meios de transporte (5,8%). Dos 18 segmentos pesquisados, 15 aumentaram o número de vagas em maio na comparação com maio de 2009.


Tópicos: