Mercedes-Benz lança primeiro carro híbrido no Brasil

A Mercedes-Benz lançou na noite desta quinta-feira (1) o S 400 Hybrid, primeiro automóvel híbrido à venda no Brasil, segundo o jornal Folha de São Paulo. O sedan de alto luxo custa  253,5 mil dólares (cerca de 455 mil reais). 

Por ser híbrido, o veículo tem duas fontes de energia, combinando um motor a gasolina 3.5 a uma unidade elétrica (leia a matéria Carros elétricos devem invadir as ruas em pouco tempo). Juntos, os motores rendem ao carro 299 cavalos de potência máxima. Com isso, o veículo é capaz de chegar à velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O consumo médio é de 11,9 km/l de gasolina, segundo a fabricante. A marca econômica é atingida graças ao auxílio do motor elétrico no sistema.

Carro híbrido da MercedezDe acordo com a montadora, a emissão de gás carbônico é de 186 gramas por quilômetro, compatível com carros com motor 1.6 a 1.8 na Europa - onde foi lançado no ano passado. Na comparação com outro modelo da empresa, o S 350, o híbrido apresenta um consumo até 19% menor. Já as emissões de gás carbônico são diminuídas em 21%.

Para ajudar a reduzir o consumo de combustível, o modelo utiliza outras duas tecnologias: o sistema kers, herdado da Fórmula 1, que permite que o sistema absorva energia na frenagem e na desaceleração e reconverta em energia de propulsão para o carro; e o start/ stop, que desliga o motor a combustão quando o veículo está parado, por exemplo, no sinal.

Dimitris Psillakis, diretor de vendas de automóveis da montadora na América Latina, disse que espera comercializar entre 30 e 40 unidades. "Como os consumidores desse mercado começam a se preocupar com o meio ambiente, as vendas tendem a crescer", afirmou.


Tópicos: