Indústria de máquinas: faturamento e importação em alta


A Abimaq – Associação da Indústria de Máquinas e Equipamentos divulgou expansão de 15,9% no faturamento do setor entre janeiro e maio deste ano sobre o mesmo período de 2009. O nível de emprego também registrou crescimento, com mais 4,4% em maio sobre o mesmo mês do ano anterior

Apesar de estar em curva de ascensão, o número de empregos ainda é 3,15% menor que o registrado no período anterior a crise financeira. A utilização da capacidade instalada no setor também segue em expansão e chega a 81,9% apesar das fabricantes operarem ainda com apenas um turno, com muito espaço para crescimento.

Mesmo com a melhora do cenário para o setor, o presidente da entidade, Luiz Aubert Neto, afirma que a balança comercial ainda preocupa. Houve crescimento de 6,6% no faturamento das exportações enquanto as importações avançaram 9,9%.

Os Estados Unidos aparecem como principal parceiro comercial do Brasil no segmento, como principal exportador e importador. No ranking de importações vem a seguir Alemanha e da China.

Tópicos: