Melhor temperatura para deformação de aço baixo carbono


Para conhecer a faixa de temperatura em que um aço baixo carbono microligado sofre deformação sem as consequências da redução de ductilidade, Emerson Fernandes da Cunha pesquisou, em seu mestrado pela UFRGS, a Caracterização da resistência à deformação a quente do aço baixo carbono microligado ao vanádio.

O trabalho foi realizado em cooperação com a Gerdau Riograndense e avaliou o comportamento do aço GG1013-M, um aço baixo teor de carbono, microligado com vanádio e manganês, na laminação a quente. O objetivo era observar a sua resistência à deformação, possibilitando a tomada de decisão em relação a modificações no processo.

Foram realizados testes em simulador termomecânico Gleeble para determinar as temperaturas a serem usadas no teste prático no laminador. Em outra etapa, foram testados lotes que cobrissem toda a amplitude da faixa de composição química do aço em estudo.

No teste prático no laminador, foram retiradas amostras para os ensaios mecânicos. Desta forma foi possível identificar, por intermédio do tratamento de dados em software estatístico, a influência da variação dentro da faixa da composição química sobre os limites de escoamento e resistência.

O resultado conseguiu determinar a faixa de temperatura mais provável, onde a resistência a deformação a quente é menor, minimizando ou eliminando as consequências da redução de ductilidade por conta do endurecimento da matriz por precipitação dos elementos de liga em forma de compostos.

Tópicos: