Tese avalia integridade superficial na usinagem de aço inoxidável

A tese de mestrado Éd Claudio Bordinassi, Contribuição ao estudo da integridade superficial de um aço inoxidável super-duplex após usinagem, teve por objetivo estudar os efeitos da operação de torneamento na integridade superficial do aço inoxidável super-duplex ASTM A890 - Gr 6A. O foco do trabalho foi as operações de acabamento, porém também foram realizados alguns estudos com operações de desbaste, ambas utilizando planejamentos fatoriais completos com 2 níveis e 5 fatores.

Os ensaios foram realizados em centros de torneamento com ferramentas de metal duro e tiveram como variáveis a geometria da ferramenta / classe da pastilha, avanço, profundidade e velocidade de corte e utilização ou não de fluido de corte. As respostas estudadas foram: análise microestrutural óptica e por difração de raios-X, medição de forças através de um dinamômetro piezoelétrico, rugosidade superficial, micro-dureza, tensão residual através de difração de raios-x e estabilidade dimensional.

Os resultados não mostraram alterações microestruturais no material mesmo nas operações de desbaste mais severas. As outras respostas foram correlacionadas com os parâmetros de corte e a melhor combinação destes foi encontrada para a obtenção da melhor integridade superficial. O menor avanço (0,1mm/v), a menor velocidade de corte (110m/min) e a maior profundidade de corte (0,5mm) obtiveram os menores valores para a tensão residual, a menor rugosidade e o maior valor de micro-dureza.

A correlação entre as respostas foi bastante difícil de ser estabelecida, uma vez que as interações tiveram grande influência nas análises, porém para algumas combinações estas correlações se mostraram possíveis de serem estabelecidas.

Éd Claudio Bordinassi concluiu o mestrado pela Escola politécnica e teve como orientador o professor Marco Stipkovic Filho.

Tópicos: