Resultado da Mecânica anima expositores

Imagens: CIMM

A Mecânica 2010 se realizou em um cenário positivo para a economia brasileira, com o país em rápido crescimento e se afastando cada vez mais do fantasma da crise mundial. Considerado o principal evento de negócios da indústria na América Latina, a feira foi o termômetro para a indústria de máquinas, ferramentas e equipamentos, reafirmando a retomada do mercado.

Graças a esta conjuntura, os expositores obtiveram resultados positivos, que muitas vezes ultrapassaram as suas expectativas. Foram mais de 105 mil visitantes altamente qualificados, que estiveram no Anhenbi entre os dias 11 e 15 de maio para fechar negócios ou iniciar relações com as empresas.

O alto número de máquinas vendidas mostra como foram os cinco dias de feira. A Cimhsa, nos quatro primeiros dias, os que costumam ser de maior movimento, comercializou 85 máquinas. Número que corresponde com a meta ousada estipulada pela empresa de vender cem máquinas durante toda a feira.

A Messer do Brasil fechou negócio de 15 máquinas, entre elas, duas Omnimat, máquina a plasma de corte em chanfro, lançada na Mecânica 2010. “A feira é uma boa oportunidade para se concretizar novas parcerias, pois quando o cliente vê de perto a qualidade e a tecnologia dos nossos produtos, ele conclui que vale a pena investir em nossos equipamentos”, afirma o CEO da Messer, Ralf Dippold. O executivo ainda lembra que além das negociações efetuadas no evento, outras estão em fase de fechamento.

Destaque da Bener, apresentada pela primeira vez ao mercado nacional, a Mandriladora Horizontal CNC HBM-4 foi o carro chefe da empresa, com algumas vendas realizadas durante o evento e mais de 50 clientes interessados no equipamento. Segundo o diretor comercial do Grupo, Paulo Lerner, a Feira superou em 100% as expectativas da empresa. “Realizamos um número de vendas que representa o dobro de um mês normal, em especial, os Centros de Usinagem, Fresadoras CNC, tornos CNC e a própria Mandriladora Horintal CNC HBM-4, que nos surpeendeu”, comemora. “Após a Feira o ritmo continua acelerado e acreditamos que vamos realizar o mesmo número de vendas uma semana após a Feira”, completa.

Aqueles que participaram pela primeira vez se surpreenderam com os resultados que a feira proporciona. Helio Samora, diretor para a América latina da PTC -  Parametric Technology Brasil, comenta entusiasmado sobre a presença no evento. "Foi nossa estreia e representou uma oportunidade excelente de fazer novos contatos e demonstrar, para um público qualificado, o potencial e os diferenciais das nossas soluções. Devemos fechar negócios com mais de 40 novos clientes nos próximos meses e concretizar vários outros até o final do ano em decorrência da participação na feira.

Com movimento constante no pavilhão, alguns stands permaneceram lotados durante toda a Mecânica 2010. Muitas vezes ficava difícil até para dar atenção a todos os clientes. Mas nem visitantes, nem expositores reclamam, o setor metal-mecânico está em festa. "Passaram pela Festo cerca de 15 mil pessoas, gerando ótimas oportunidades de negócios nos diversos segmentos em que atuamos. Nossos produtos foram focados em dois públicos distintos, os compradores nacionais e internacionais e as instituições de ensino, já que temos a linha Didactic, braço educacional da empresa" comenta Weeney Bolfaine, gerente de marketing.

A organização da Mecânica 2010 não divulgou valores em relação aos negócios fechados ou propectados pela feira, mas pelos resultados individuais das empresas logo se conclui que as cifras vão para muito além dos milhões. As boas expectativas para o setor durante o ano já começam a se transformar em realidade.


Tópicos: