Welle lança primeiro laser Nd:YAG da América Latina

Imagens: Divulgação

Nd:YAG é um laser de cristal em estado sólido, com formato que se assemelha a uma caneta. Sua vantagem em relação aos outros lasers é a qualidade, manutenção e eficiência. Com uma marcação impossível de ser retirada, ao menos que seja danificado o material, é ideal para evitar falsificações em produtos industrializados.

A utilização de códigos de identificação, como por exemplo o código matricial, em uma marcação medindo poucos milímetros, é possível inserir até sete mil caracteres de informações, sendo uma tecnologia essencial para a rastreabilidade de produtos, evitando falsificações. Até agora, as empresas que tinham interesse nesta tecnologia precisavam importar as máquinas e não conseguiam um equipamento personalizado para suas necessidades específicas. Sem contar a dificuldade com manutenção, reparo e assistência técnica no pós-venda.

Especializada em marcações a laser, a catarinense Welle Laser lançou o primeiro laser Nd:YAG totalmente produzido no Brasil. Além de um custo mais baixo, é possível personalizar o equipamento de acordo com os interesses do comprador e ainda ter a garantia de assistência técnica mantida por engenheiros especializados nesta tecnologia.

O desenvolvimento do projeto, que começou em 2008, também conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do instituto alemão Fraunhofer, onde os engenheiros da Welle passaram mais de dois anos estudando esta tecnologia.

Funcionalidade do laser Nd:YAG
As marcações com laser Nd:YAG podem ser aplicadas em praticamente todos os tipos de materiais, desde polímeros e cerâmicas, até os mais diversos metais, como por exemplo inox, titânio, alumínio e metais duros, utilizados em ferramentas de usinagem.
Em alguns casos a rastreabilidade de certos produtos já é obrigatória. É o caso de medicamentos, que desde o dia 25 de novembro de 2009, segundo resolução RDC 59 (lei 11903/09) é obrigatória a utilização de códigos matriciais para a rastreabilidade de todos os produtos. O investimento da Welle, no entanto, beneficia também outros mercados e agrega valor aos produtos de empreendimento nacionais que vão desde embalagens de cosméticos até toda a cadeia industrial metal-mecânica com foco em rastreabilidade.

"Se em um acidente for comprovado que o culpado foi aquele parafuso, é possível pegar todas as informações de produção, como a data, quem produziu, como foi feito, e assim localizar o problema", explica um dos sócios da empresa Rafael M. Bottós. Os softwares utilizados pelo equipamento também são desenvolvidos pela empresa. Além destes benefícios, esta é uma tecnologia considerada ecologicamente correta pois não utiliza consumíveis de produção, evitando assim produtos químicos que agridem o meio ambiente e a saúde dos operadores.

A Welle Laser, atualmente, esta localizada na incubadora Celta, em Florianópolis. Confira aqui mais informações sobre os equipamentos produzidos pela empresa.