Pro/Engineer no desenvolvimento de embalagens de vidro

Imagens: Divulgação

A Saint-Gobain Embalagens, divisão de embalagens de vidro da Saint-Gobain Vidros, elegeu o Pro/Engineer, ferramenta 3D CAD/CAM/CAE da PTC para a criação e desenvolvimento de garrafas e potes de vidro para indústria de bebidas e alimentos. Essa ferramenta permite tornar a concepção do produto mais realista e se adapta às limitações do processo de produção de embalagens de vidro.

A empresa utiliza a ferramenta para desenvolvimento de produtos com design moderno, curvas mais complexas e alta resistência, além de utilizá-la para simulação de desmolde, determinação de volume independente da forma modelada, definição da câmara de expansão em relação à capacidade útil da garrafa, cálculos de projeto parametrizados e relacionados e desenvolvimento colaborativo envolvendo os fornecedores para usinagem dos moldes, dentre outras atividades.

A matriz francesa da Saint-Gobain desenvolveu um aplicativo exclusivo que, agregado ao Pro/Engineer, executa uma análise de resistência da embalagem que possibilita avaliar quais são os pontos críticos antes de produzi-la, reduzindo desta forma o tempo de desenvolvimento de produto.

Outra função do Pro/Engineer muito utilizada é o ARX (Advanced Render Extension) que oferece imagens renderizadas do modelo, simulando a realidade, como se fosse uma imagem do produto final. Com esta tecnologia, economiza-se em tempo e se otimiza o investimento,  pois evita a confecção de mockups.

De acordo com Antonio Lima, gerente de vendas da Saint-Gobain Embalagens, os fabricantes de alimentos estão voltando a perceber os atributos do vidro e o beneficio de utilizá-lo na armazenagem de seus produtos. “O consumidor, além de escolher os alimentos pelo seu valor nutricional, também está atento aos métodos de conservação”, comenta.

Paulo Henrique Zocchio, analista de CAD da empresa, diz que até hoje não foi encontrado nenhuma limitação no Pro/Engineer para o desenvolvimento de formas complexas e os projetistas da empresa já receberam os treinamentos oficiais para modelamento 3D e geração de 2D.

As soluções da PTC em CAD/CAM/CAE/PLM aplicam-se ao gerenciamento de conteúdo e de direção de processos, para empresas dos setores industriais, alta tecnologia, aéreo e defesa, automotivo, varejo e médico, capazes de dar suporte aos objetivos - chave do negócio, e a criar produtos inovadores que agregam as necessidades do consumidor, em conformidade com as normas da indústria.

A versão 5.0 do Pro/Engineer Wildfire disponibiliza 330 novas funcionalidades. Dentre os recursos que ajudarão as empresas no desenvolvimento de projetos, destacam-se o modelamento 3D mais rápido de peças plásticas; realismo gráfico aperfeiçoado, simulações mais rápidas e dinâmicas; novo módulo de projeto eletromecânico e interoperabilidade facilitada com capacidade de troca de dados estendida com outros CADs. Além disso, o Pro/E apresenta uma grande novidade por ser a primeira solução habilitada para o desenvolvimento social de produto.

A Saint-Gobain Embalagens produz garrafas e potes para atender empresas dos segmentos de bebidas e alimentos. Esta divisão possui no Brasil 3 fábricas para a produção de embalagens de vidro e ainda disponibiliza aos seus clientes, na unidade da Água Branca, um Centro de Criações para novos produtos.