Peugeot Citröen contrata 700 pessoas para fábrica no RJ

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O presidente do grupo PSA Peugeot Citroën no Brasil e América Latina, Vincent Rambaud, anunciou nesta quinta-feira, 14, que a empresa vai fabricar dois novos modelos no País e contratar mais 700 funcionários para a fábrica de automotores de Porto Real, no sul fluminense. O reforço no contingente de funcionários, que são atualmente 2.220, tem como objetivo restaurar o terceiro turno na planta, abolido no início do ano passado diante da crise econômica mundial. A fábrica havia demitido 250 funcionários, que foram recontratados durante 2009.

Segundo Rambaud, os dois novos modelos da companhia começarão a ser fabricados este ano. O primeiro, da marca Peugeot, será uma picape, baseada no modelo 207, a primeira do gênero no grupo. O lançamento acontecerá no segundo trimestre do ano. Já o outro veículo, com lançamento previsto para o segundo semestre, será um Citroën, mas o executivo não revelou mais detalhes. Rambaud afirmou que os novos modelos demandarão investimentos na adaptação da linha de produção existente em Porto Real, que aumentará a capacidade de 105 mil para 160 mil carros por ano. No entanto, ele não deu detalhes do montante a ser investido no projeto.

Os dois modelos são os primeiros do grupo francês com design desenvolvido no Brasil. Parte dos recursos do projeto veio do plano de investimentos da companhia no Brasil, de US$ 500 milhões entre 2008 e 2011. Em 2009, a fábrica de Porto Real produziu 111 mil veículos (15% para exportação) e 152 mil motores (35% para exportação). As vendas ficaram em 150 mil carros, 1,5% acima do resultado de 2008. Em 2010, a empresa quer atingir 200 mil unidades vendidas e retomar o ritmo de crescimento no Brasil, que era de 30% ao ano antes da crise.

Rambaud afirmou que a companhia tem planos de aumentar a sua produção na América Latina e que o Brasil é o destino natural de seus futuros investimentos. "Temos muita confiança no crescimento do Brasil e do mercado de automóveis no País, que hoje já responde por 50% do mercado da América Latina", disse Rambaud, admitindo que a previsão de retração da economia feita no início de 2009 pela empresa não se confirmou.

Ele elogiou a rapidez com que o governo brasileiro tomou medidas, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como forma de impulsionar as vendas de veículos. "Acho que, no mundo, foi o que de mais inteligente foi feito. E além de tudo algo simples, de fácil compreensão para os consumidores, vendedores e para as montadoras", afirmou. O executivo informou ainda que a fábrica da Peugeot na Argentina também fabricará três novos modelos este ano, visando o mercado latino-americano.


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