NSK participa de Congresso de Celulose e Papel

A fabricante de rolamentos destaca extratores hidráulicos, graxas especiais e aquecedores indutivos

Fonte e fotos: NSK - 27/10/2009

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a fabricante de rolamentos NSK participa pela oitava vez consecutiva do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, organizada pela ABTCP PI 2009 (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) em parceria com sua congênere da Finlândia PI – Paper Engineers.

Durante o evento, os destaques do estande da NSK – entre as ruas U e D – para o setor de papel e celulose ficam com extratores hidráulicos projetados para tornar mais rápida e fácil a remoção de peças mecânicas, graxas especiais para múltiplas aplicações e aquecedores indutivos.

Entre os rolamentos de alta tecnologia, a NSK expõe na feira o rolamento autocompensador de rolos da série HPS, dimensionado para suportar grandes exigências em aplicações críticas. Por possuir maior capacidade de carga e maior limite de rotação, os rolamentos HPS alcançam vida útil mais longa em relação aos rolamentos similares conhecidos no mercado. A gaiola nitretada proporciona uma redução da geração de calor interna, elevando assim seu limite de rotação e reduzindo pela metade o desgaste da gaiola.

Sustentabilidade
Entre os mais de 200 participantes do maior evento do setor de papel e celulose da América Latina, a NSK, fabricante de rolamentos com mais de 60 fábricas espalhadas pelo mundo e faturamento anual global de 7,7 bilhões de dólares, se destaca pelo recente título conquistado. No Fórum Econômico Mundial de Davos no ano passado, na Suíça, a NSK foi selecionada para o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo.

Segundo a NSK, o posto condiz com a atuação da empresa, que trabalha sob a política da “emissão zero” com a redução de perda de matéria prima; cortes no uso de substâncias químicas potencialmente nocivas e diminuição na emissão de gás carbônico. 

No Brasil, a NSK promove anualmente o evento “Ação e Cidadania”, que reúne voluntários da NSK e de outras instituições para prestar serviços gratuitos como corte de cabelo, testes de glicemia, acuidade visual e pressão arterial, assessoria jurídica, orientação nutricional, odontológica, sobre DST, acesso à informática e atividades recreativas.

As metas para 2010 da NSK divulgadas em seu Relatório de Sustentabilidade incluem alcançar uma taxa de reciclagem de resíduos de 98% ou mais, reduzindo o número líquido de arrefecimento com aditivos à base de cloro por 85% e reduzir as emissões de CO2 por unidade de produção anual de 1%.

“O investimento em novas tecnologias possibilita a inovação ambiental”, diz Alexandre Fróes, gerente de planejamento e marketing da NSK Brasil. Foi o que aconteceu na NSK com o Sistema Híbrido Solar Cogeração que utiliza a produção de eletricidade a partir de um excesso de calor para aquecer as instalações de produção. Mais recentemente, a NSK implementou sistemas de gestão de resíduos e substâncias químicas. Em 2007 a empresa lançou um sistema de compartilhamento de informações para melhorar a recolha e análise de dados ambientais a partir das suas instalações em todo o mundo.

 


Tópicos: