Lula recebe estudantes que se destacaram em torneio mundial

Foto: WorldSkills
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá em audiência, em 23 de outubro, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que conquistaram quatro medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e cinco diplomas de excelência no WorldSkills, maior torneio de educação profissional do mundo.

Na competição, realizada de 1º a 7 de setembro em Calgary, no Canadá, os brasileiros ficaram em terceiro lugar, atrás da Coréia do Sul e da Irlanda, entre estudantes de 50 países. O Brasil ficou à frente de nações de primeiro mundo como Suíça, Estados Unidos e Japão.

As quatro medalhas de ouro do Brasil foram conquistadas nas ocupações de Tecnologia da Informação, Mecânica de Refrigeração, Eletrônica Industrial e Desenho Mecânico.

Os estudantes, que se encontrarão com Lula às 12h30 no Centro Cultural Banco do Brasil, chegarão a Brasília na próxima quarta-feira (21/10). No dia seguinte pela manhã, farão um citytour pelos pontos turísticos da cidade. À tarde, em almoço com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto e o diretor-geral do SENAI, José Manuel de Aguiar Martins, receberão na solenidade de premiação, um certificado pela participação no WorldSkills.

As homenagens em Brasília são uma celebração à excelência da educação profissional patrocinada pela indústria. Em 2008, o SENAI matriculou mais de 2 milhões de pessoas em cursos de aprendizagem, técnico, de graduação e de pós-graduação oferecidos em 738 unidades espalhadas pelo país.

Conforme o diretor-geral do SENAI, José Manuel de Aguiar Martins, as medalhas e os diplomas de excelência do WorldSkills são passaportes para o mercado de trabalho. "Demonstra que esses profissionais têm competência e possibilidade de se empregar em qualquer país. É um registro da qualidade profissional", afirma Martins.

O desempenho do Brasil mostra que os cursos da instituição atendem aos rigorosos padrões de qualidade internacional, avalia o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que também é presidente do Conselho Nacional do SENAI.

Representaram o Brasil 22 alunos do SENAI e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que competiram em 20 ocupações. A delegação foi definida em criteriosa seleção, que envolveu competência, criatividade, domínio tecnológico, preparação física e psicológica.


Tópicos: