Rebolos contribuem para desenvolvimento de motores ecológicos


A Winter tem se diferenciado no mercado mundial pela capacidade de desenvolver e produzir ferramentas de última geração para indústrias. Um dos destaques são os Rebolos CBN Vitrificados que são empregados principalmente nos processos de retificação e usinagem de peças metal mecânicas do setor automotivo, segmento em que se exige qualidade extrema.

O novo rebolo CBN vitrificado Winter, da Saint-Gobain Abrasivos, se caracteriza pela dureza, resistência à abrasão e condutividade térmica com ligas vitrificadas. Essas características o tornam favorável em relação ao dressamento e à resistência ao desgaste. São fabricados com grãos abrasivos de Nitreto de Boro Cúbico (CBN). Os rebolos são peça fundamental no desenvolvimento de motores com menor emissão de CO², menor consumo de combustível, menor nível de ruído e menor custo de produção e aquisição. A alta performance dos rebolos contribui ainda para a fabricação de motores mais potentes, de maior confiabilidade e maiores intervalos entre as revisões.

Ao usar a liga vitrificada nas ferramentas de CBN, a Winter garante aos seus rebolos estabilidade de processo, repetibilidade e principalmente a redução do custo final da operação, obtidos através de fatores como:

  • Diminuição do tempo de retificação conseguida através da possibilidade de operar com maiores avanços e velocidades periféricas. Pode chegar até 200 m/seg.;
  • Redução do tempo de setup obtida através da diminuição drástica do tempo de troca de ferramenta (maior durabilidade do rebolo) e da diminuição do número de dressagens (afiações);
  • Manutenção e repetibilidade de estreitas tolerâncias dimensionais da peça-obra;
  • Integridade da superfície retificada.
Tópicos:



Comentários