FIEE mostra tecnologias antiapagão

Fonte: FIESP - 24/04/05

Evento começa hoje, no Anhembi, e prossegue até sexta-feira. No Espaço Indústria, o Senai-SP apresenta cursos e tecnologias de quatro escolas

Cerca de 1.090 empresas expositoras abrem nesta segunda-feira (23), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 24ª FiEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação) e a 4ª Electronic Americas - Feira Internacional da Indústria de Componentes, Subconjuntos, Equipamentos para a Produção de Componentes, Tecnologia a Laser e Optoeletrônica.

Juntas, as feiras organizadas e promovidas pela Alcântara Machado Feiras de Negócios, esperam atrair a visita de mais de 50 mil profissionais e compradores nacionais e estrangeiros até o próximo dia 27 de abril. Fabricantes de lâmpadas, eletrodomésticos, motores industriais de alto desempenho mostram na FIIE as mais novas tecnologias do mercado, que proporcionam redução no consumo de energia.

"O risco de um novo apagão, a partir de 2010, e a necessidade de racionalizar o insumo levam a indústria a pensar em equipamentos mais eficientes", observa Isac Roizenblatt, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux). Segundo Roizenblatt, a substituição de lâmpadas antigas por outras de desenvolvimento mais recente – como as lâmpadas fluorescentes de 32 e 28 watts trifósforo, usadas em  interiores; as fluorescentes compactas, em residências, e as de sódio e de vapor metálico em vias publicas – vem contribuindo efetivamente para a conservação de energia e para a economia.

"Da mesma forma, luminárias de alto rendimento, reatores eletrônicos e controles de iluminação aumentam a eficiência das instalações de forma significativa", acrescenta Roizenblatt. Com as tecnologias hoje disponíveis, segundo o diretor, "o potencial de redução de consumo em iluminação no Brasil, é de mais de 50%".