Renishaw lança sistema revolucionário

O apalpador REVO™ realiza a medição em 5 eixos e é até 9 vezes mais rápido

Foto: Renishaw

A Renishaw acaba de lançar no mercado mundial o sistema apalpador REVO™. O produto foi intensamente testado e incorpora a tecnologia Renscan5™. Com cabeçote de medição em cinco eixos, o sistema REVO™ é  capaz de aumentar a velocidade de medição em até 900%, comparado ao método tradicional de escaneamento em 3 eixos, além de economizar horas de calibração se comparado aos tradicionais sistemas indexáveis.

Cláudio Pavani, engenheiro técnico de vendas da Renishaw, explica o porque do nome REVO™. “Revo de Revolution. É um sistema revolucionário. Não existe nenhum equipamento equivalente no mercado”, orgulha-se Cláudio.

Segundo a Renishaw, no sistema de medição em 3 eixos qualquer tentativa de movimentar rapidamente uma máquina de medir resultava em altos erros de inércia causados pela aceleração e desaceleração. A única maneira de manter uma precisão aceitável nesses sistemas de escaneamento era diminuir  ou não utilizar a velocidade total da máquina de medir.

Já o REVO™ utiliza movimentos sincronizados de cabeçote e máquina quando está escaneando, rapidamente seguindo qualquer alteração da peça, sem introduzir os erros dinâmicos da máquina. A máquina é capaz de movimentar-se a uma velocidade constante durante as medições, sem impactar a precisão.

“A principal forma de se eliminar os erros dinâmicos da maquina é fazendo a medição com o cabeçote que tem uma massa inferior à massa da maquina, tendo assim uma pequena inércia de movimento. Assim a maquina trabalha com a velocidade mínima e o cabeçote em velocidade máxima”, explica Cláudio.

O equipamento também beneficia os usuários de máquinas de medir com várias posições de indexação do cabeçote e inovadora tecnologia de ponta-sensível, que aumenta a precisão das medições devido ao suave contato da ponta com a superfície inspecionada. “O cabeçote pode ser indexado em qualquer posição dos ângulos A e B sendo outra inovação nos cabeçotes Renishaw” enfatiza Cláudio.

A Renishaw acredita que o sistema REVO™ justifica seu status de “revolucionário”, destacando duas aplicações recentes na indústria automotiva e aeroespacial onde uma grande mudança no tempo de medição foi presenciada pelos usuários.

A primeira aplicação foi a medição de uma turbina utilizada na indústria aeroespacial, onde é necessário medir nove seções de escaneamento no perfil do rotor, oito escaneamentos longitudinais nas pás, dois escaneamentos no perfil principal e, finalmente, um escaneamento no perfil do anel. Esta medição de uma pá, originalmente efetuada com o sistema de escaneamento em 3 eixos, demorava 46 minutos. O sistema REVO™ gastou 4 minutos e 30 segundos: um aumento de velocidade de 922%.

Outro caso crítico foram os resultados da medição de um bloco de motor automotivo onde é necessário medir doze assentamentos de válvula, mais três escaneamentos circulares em cada um dos doze furos. Escaneando os assentamentos de válvula com o REVO™ a uma velocidade de 400mm/s e 50 mm/s nos furos, o tempo total de medição foi de 3 minutos e 42 segundos. Comparando este tempo aos originais 29 minutos e 13 segundos do escaneamento em 3 eixos, a economia de tempo foi de 690%.

“Hoje as máquinas tridimensionais tem uma velocidade de trabalho em escaneamento de 60mm/m - este é o limite físico da maquina. Acima desta velocidade a precisão cai bruscamente. Com a tecnologia Renscan5™ o usuário consegue trabalhar com 500mm/m escaneando a superfície e capturando até 3000 pontos por segundo” conclui o engenheiro da Renishaw.


Tópicos: