Tecnologia reduz custos operacionais de usina termoelétrica

Foto: Divulgação

A combinação das resinas Purolite SST60H e Purolite PFA300 é responsável pela redução de custos da usina termoelétrica Aguirre, em Porto Rico


A nova resina da Purolite é responsável pela drástica redução nos custos da usina termoelétrica Aguirre, em Salinas, Porto Rico, que é administrada pela Puerto Rico Eletric Power Authority (PREPA). Este resultado se deu a partir do uso da resina Purolite SST60H, que conta com a Shallow Sell Technology, combinada com a Purolite PF A300.

Em números, a planta de purificação de água diminuiu em 50% o uso de ácido, em 40% de uso soda cáustica e em 20% o tratamento de efluente, além de a proporção hora-homem na produção de água deinonizada/desmineralizada ter sido reduzida em 40%. No primeiro ano de uso da resina foram economizados mais de US$ 750.000 e no segundo, US$1.000.000 em custos com produtos químicos. A mudança e a economia obtidas trouxeram à planta e ao químico responsável amplo reconhecimento pelo novo processo, incluindo um prêmio de desempenho do governo local aos funcionários - Manuel A. Perez (Prêmio de Performance para empregos do Governo).

A troca de resinas foi importantíssima para a PREPA visto que os custos com ácido e soda cáustica estavam ficando cada vez mais crescentes. A combinação das resinas da Purolite obteve as melhores soluções para essa questão.

A razão para isso é que a tecnologia Shallow Shell está presente na família dos produtos SSTTM de resinas de troca iônica de alta eficiência da Purolite. Ela consiste no encurtamento do caminho para os íons chegarem aos sítios de troca iônica, o que agiliza o processo. O método propicia também maior troca iônica e regeneração, levando ao aumento de capacidade, menores riscos de escape de íons, melhor manuseio de acúmulos ferrosos e uma maior resistência à oxidação, quando comparada a resinas comuns.

De acordo com Fábio Sousa, diretor regional da Purolite para a América Latina, o retorno do investimento ao se utilizar a resina de troca iônica mais cara é atingido em apenas alguns meses e, após esse curto período, todas as economias com a nova resina possibilitam reduzir diretamente os custos operacionais, o que é crucial no atual cenário econômico que enfrentamos. "Além disso, os benefícios relatados pela PREPA, devido à combinação dessa tecnologia única de resinas de troca iônica e o suporte técnico da empresa em questão, estão disponíveis para a maioria dos usuários, em plantas de desmineralização, independente do tipo de indústria a que servem ou localização da unidade", acrescenta.