Benchmarking Brasil abre inscrições para o Ranking 2009

Foto: Benchmarking Brasil

De 25/03 até 30/06/2009, o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro recebe inscrições de práticas de sustentabilidade para sua 7ª edição. O Programa é uma iniciativa independente que identifica e compartilha práticas de excelência da gestão socioambiental brasileira. Seu objetivo é selecionar e apresentar o Ranking Benchmarking, com práticas de excelência em sustentabilidade, aplicadas por empresas e instituições de diferentes segmentos de atuação, nas várias esferas e regiões do País. As inscrições podem ser feitas online no hot site www.benchmarkingbrasil.com.br
 
Com uma metodologia única e inovadora, o programa em seus 7 anos de existência já selecionou e compartilhou aproximadamente 150 práticas de sustentabilidade. Passaram pelo crivo Benchmarking, mais 100 instituições brasileiras atuantes nos 03 setores da economia, e localizadas em 12 diferentes estados do país.  As práticas são pontuadas por uma comissão técnica multidisciplinar com participações relevantes do cenário nacional e internacional, o que garante credibilidade e transparência, e uma vez selecionadas, integram o Ranking Benchmarking e o banco de Boas Práticas, o maior de livre acesso no país. A partir daí, o Programa compartilha estas práticas com públicos especializados e com interesse em sustentabilidade.

Em 2007, o programa lançou o Livro “BenchMais, as 85 melhores praticas em gestão socioambiental do Brasil” e distribuiu gratuítamente 5 mil exemplares nas universidades e entidades representativasque se cadastraram no programa Benchmarking, em 2008 lançou o Guia de Boas Práticas Socioambientais e a Revista Benchmarking, ambas com distribuição gratuita. Além das publicações, realiza encontros técnicos abertos e gratuitos para apresentação dos cases selecionados e a FIBoPS – feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais. Tudo para compartilhar o melhor da sustentabilidade com profissionais e lideranças atuantes e interessadas nas praticas de sustentabilidade.
 
Gestores e Instituições com ações concretas e resultados positivos que comprovam melhoria socioambiental local ou global podem inscrever seus “cases de sustentabilidade” para concorrer ao Ranking Benchmarking 2009 que será conhecido no “Dia Benchmarking, compartilhar para crescer”, em 04 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, em evento fechado para seleto publico.
 
O maior Banco Digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso no país
Os Rankeados passam a integrar o maior e mais respeitado BD de boas praticas de livre acesso do país com o resumo executivo dos cases que demonstraram efetividade nas seguintes áreas: Resíduos, Energia, Gases e Poluentes, Recursos Hídricos e Efluentes, Educação, Informação e Comunicação Ambiental, Ferramentas e Políticas de Gestão. Manejo e Reflorestamento, Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos, Proteção e Conservação e Arranjos Produtivos.
 
O Programa Benchmarking reconhece os selecionados como detentores das melhores práticas, incentiva as instituições adotarem o Benchmarking (*) e capacita os interessados para replicabilidade destas ações, promovendo assim o desenvolvimento da gestão socioambiental brasileira.
 
 O 7º Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma realização da Mais Projetos Gestão e Capacitação Socioambiental, e, conta com oapoio das mais significativas instituições representativas do país.  Para conhecer as edições anteriores, visite a seção Biblioteca no hot site: www.benchmarkingbrasil.com.br

 (*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (Wikipedia)
Tópicos:



Comentários