A FEIMAFE vem aí

Representantes de mais de 10 mil empresas já se cadastraram para visitar o evento. Confira o que empresas como a Okuma, Yaskawa, DMG e muitas outras vão expor

Foto: Yaskawa - servomotores da linha sigma 5

A maior feira do setor metal-mecânico começa em alguns dias e, mesmo com a ausência de empresas importantes da área, como a Sandvik e a SKF, a feira conseguiu crescer em volume de expositores e já recebeu cadastros de mais de 10 mil representantes da área que visitarão o evento. A 12° edição da FEIMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – que acontece entre os dias 18 e 23 de maio, em São Paulo (SP). O evento conta com cerca de 1.300 expositores, de 30 países, e espera mais de 60 mil visitantes.

Ralf Dippold, diretor administrativo da Messer Cutting Systems, acredita que o mercado de máquina-ferramenta no Brasil, independente da crise econômica mundial, vem apresentando sustentável crescimento o que mostra o grande potencial deste segmento. Para ele a FEIMAFE tem por objetivo impulsionar o investimento das empresas em novas máquinas e mostrar as novidades do segmento, visando o aprimoramento do setor, principalmente nesta fase de retomada do crescimento econômico.

Em declaração à FEIMAFE, Dippold disse que "A Messer tem como objetivo na feira aumentar o reconhecimento de sua marca no Brasil, mostrar as novidades e soluções em equipamentos, agregar novos clientes, interagir com os clientes existentes, resolver dúvidas técnicas e comerciais entre outros, mostrando ao público a capacidade e vantagens dos equipamentos e da equipe de vendas".

Os objetivos da Messer são os mesmos de muitas empresas do ramo, que veem na FEIMAFE uma oportunidade de gerar negócios e fazer contatos que serão produtivos no futuro. A empresa também reflete a tendência de recuperação do mercado no segundo semestre, pois registram um aumento nas solicitações de orçamentos e no fechamento de negócios para esse período.

Bento Fujii, chefe do departamento de ferramentas de corte da NGK/NTK acredita que o mercado de máquinas-ferramenta é um dos que mais crescerá nos próximos anos. "Os fabricantes de máquinas-ferramenta já estão atentos a este mercado e a NTK está preparando uma estratégia que visa a expansão de seus negócios" declarou Fujii à FEIMAFE.

A empresa espera que a feira contribua para posicionar seus produtos em destaque na lista de opções dos consumidores. "A expectativa da NTK é atingir entre 20% e 30% de incremento dos negócios com a participação na feira", conclui Fujii.

A Igus do Brasil também espera um bom retorno da participação na FEIMAFE. “Nossa expectativa é encontrar clientes novos, ampliar a gama de produtos com clientes já conhecidos, estreitar relacionamento e buscar novos projetos em geral”, revela Rafael Goes, coordenador de marketing da companhia.

Além da Messer, da NGK/NTK e da Igus, o Grupo Bener estará presente na FEIMAFE  destacando as máquinas de alta tecnologia da Bener High-tech, qualidade para linhas de corte e conformação com produtos da Bener.

Segundo o diretor comercial do Grupo, Paulo Lerner, a expectativa para a feira é grande: “além de divulgar nossas máquinas, esperamos encontrar no evento uma reativação do mercado e um novo ânimo para os negócios”. Para atingir esta expectativa a empresa irá reunir o seu melhor em centros de usinagem, tornos, fresadoras, máquinas de eletroerosão, serras de fita, retificadoras e prensas, com um total de 25 máquinas expostas.

Destacam-se a mandriladora NSB 100, que oferece robustez e precisão para trabalhos com alta carga sobre a mesa e o centro de furação KOMATEC GMT 360 D, com ótimo aproveitamento e alta velocidade de rosqueamento e corte. Já a Bener Presses chama a atenção para a Prensa SN1-250 S, que combina resistência e durabilidade. O Torno Fel 2280 ENC, com eixo árvore de duas gamas de velocidade e contraponto hidráulico, é evidenciado pela Bener Veker.

A Okuma, tradicional fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa, apresentará como um dos destaques em seu estande uma máquina multitarefa inteligente, que sintetiza a união entre um torno e um centro de usinagem. A Multus B300 tem capacidade de usinar peças com alta precisão graças a uma série de tecnologias premiadas que foram desenvolvidas pela empresa e que evoluíram ao longo do tempo, entre as quais se destacam o conceito Thermo-Friendly (que permite gerenciar de maneira inteligente o calor gerado pela máquina) e o sistema anti-colisão CAS (Collision Avoidance System).

 
A Yaskawa vai levar para a FEIMAFE seus servomotores de última geração com resposta dinâmica de 1.6 kHz, o que permite a eles reproduzir com fidelidade o perfil de uma curva de posição/velocidade solicitada. Essas são algumas das características da Linha Sigma 5, que serão lançados e estarão em destaque no estande Yaskawa Elétrico do Brasil.

Eles são classificados como servomotores AC do tipo Brushless com rotor de ímã permanente, sendo capazes de realizar posicionamentos extremamente precisos na ordem de 0,001 mm, além de fornecer controle de velocidade, torque e posição no mesmo equipamento.

A DMG do Brasil apresentará lançamentos na linha de tornos e centros de usinagem e vai trazer ao mercado brasileiro as máquinas com “New Design”, que tem como objetivo a ampla visualização e acessibilidade da área de trabalho, maior integração na relação homem/máquina, maior controle dos processos através do inovador smart key, e melhor aproveitamento de espaço.

A Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais(ABIMEI) estará presente na FEIMAFE. Com cerca de 80 associados, que representam mais de 80% dos importadores de máquinas e equipamentos industriais, a associação vai contar também com a presença no evento de grande parte de seus associados, entre eles: Agie-Charmilles, Automotion, Ferramentas Gerais, Flow Latino, Fobrasa, Frato, Grupo Megga, Hontech, Igus, Merax, Mitsui Motion, P/A Brasil, Powermaq, Okuma, Trumpf, Yaskawa e Zayer.

A suíça Agie-Charmilles destaca duas máquinas na feira. A primeira, Cut 30, é destinada ao mercado de corte e conta com excelente performance e baixo custo de operação. Já a Form 30 atende ao setor de conformação e é o segundo destaque da empresa. A máquina apresenta custo-benefício atraente e já vem equipada com comando numérico com tela LCD e sistema operacional Windows XP.

A Automotion, que representa a fabricante suíça Linmot Linear Motors, a norte-americana Mitsubishi Eletric Automation, e as alemãs Schneider Eletric Motion Control, Wittenstein Alpha GMBH e Mayr Gmbh, lança linha de comandos numéricos. A empresa apresenta os CNCs M70 e M700, integrados ao painel, equipados com CPU RISC e chip gráfico de alta velocidade. Os equipamentos agregam diversas funções, alta precisão, controle de 2 sistemas e conexão dos drivers com redes de fibra óptica de alta velocidade.

A empresa aproveita a FEIMAFE para apresentar também as novas unidades robóticas para manipulação, empilhamento, palletização, entre outras funções, com aplicação em diversos setores da indústria.  

Já a Flow Latino apresenta duas máquinas de corte com jato de água. A IFB – Integrated Flying Bridge - vem com bomba de 87 mil PSI (6 mil BAR) de pressão. Conhecida no mercado como HyperJet, o equipamento aumenta em 40% a velocidade e reduz a utilização de abrasivos entre 20% e 30%, diminuindo o custo operacional. Outro destaque da empresa no evento é a WaterjetPRO 1313, que apresenta qualidade e bom acabamento de corte em diversos materiais, adequada para produções menores.

Apesar do momento econômico incerto, a Fobrasa espera bons resultados na feira e destaca equipamentos da marca Calvi, da qual é distribuidora exclusiva no Brasil. A guilhotina hidráulica GHC-6/3100 e a prensa viradeira hidráulica PVC 125/3200, estarão disponíveis no estande da empresa para demonstração aos visitantes. 

A Frato reservou grandes novidades para a FEIMAFE 2009. Este ano, a empresa pretende apresentar, além de suas tradicionais linhas de ferramentas, a nova divisão de máquinas operatrizes. O destaque fica para a retificadora plana KGS 715 HAD, da Kent, com mesa de 1500 mm x 700 mm. A empresa adianta que também vai expor em seu estande tornos, fresadoras e furadeiras, com a expectativa de gerar em torno de R$ 1 milhão em negócios. 

Para o Grupo Megga (Meggaton, Meggaforming e Meggaplastico), a FEIMAFE 2009 é o momento certo para apresentar ao mercado a puncionadeira EMZ 3610, da empresa japonesa Amada. A máquina de corte de chapas metálicas tem construção compacta e capacidade para até 30 toneladas e é comercializada pela Meggaforming, já equipada com CNC e dois servo motores Fanuc, além de mesa com 1525 x 5000 mm e magazine com capacidade de 45 até 70 ferramentas.  Com alta velocidade, a máquina chega a até 1800 gpm e tem precisão de até 0,07 mm de puncionamento.

Já a Merax lança um produto voltado ao setor de construção civil: a perfuratriz de concreto modelo Z1Z-CF02-205. A máquina tem capacidade de perfuração de Ø 205 mm e utiliza brocas diamantadas, com interior refrigerado à água. Entre as aplicações está a perfuração de concreto armado, pisos industriais, asfalto, lajes pré-moldadas, mármores, granitos, tijolos e outros tipos de pedra. O equipamento é montado em base suporte com fixação por chumbador e quatro parafusos de nivelamento.

A Mitsui Motion, distribuidora da empresa japonesa FANUC na linha ROBOMACHINES, expõe na FEIMAFE os centros de usinagem Robodrill, com demonstração de várias aplicações em usinagens para a alta produção seriada e high speed. Um dos destaques é a mesa rotativa DDRiB com  velocidade de posicionamento de 0,3 segundos em 180º. Para a companhia, o evento deve marcar o reaquecimento do mercado de máquinas e equipamentos e a expectativa é que os bons negócios ocorridos em edições anteriores sejam repetidos este ano.

A companhia americana P/A Industries, especializada em alimentação de prensas, instalou recentemente uma filial no Brasil para atender a toda América Latina. A empresa participa da FEIMAFE 2009 com seus dois equipamentos mais vendidos no mundo: o alimentador endireitador eletrônico para prensas e um desbobinador horizontal de pallets.  

Na Powermaq, que trabalha com máquinas operatrizes e equipamentos, a FEIMAFE é bastante esperada: “A feira tem grande importância e podemos dizer que o ano comercial se inicia agora”, declara Aldo Ronco, diretor da empresa. Na lista de produtos expostos está a fresadora CNC VM-40, de baixo custo, a furadeira radial RD50x1600 e a fresadora universal X6432, capaz de fazer engrenagens helicoidais com mais de 500 mm de diâmetro, além de outras funções. Outra novidade é a variedade cada vez maior de produtos voltados ao setor de corte e conformação que estão entrando para o catálogo da empresa.

A fabricante alemã Trumpf, que produz alta tecnologia em máquinas ferramenta e de corte e conformação a laser, expõe na feira a dobradeira TruBend 7000. A máquina é ideal para a produção de peças pequenas e vem equipada com CNC e acionamento elétrico. O destaque do equipamento fica para a preocupação com a ergonomia e conforto do operador, já que disso depende o rendimento da produção. São dois modelos disponíveis, a TruBend 7018, com comprimento de dobra de 510 mm e 18t de força e a TruBend 7036, com 1020 mm e 36 t, respectivamente.

FEIMAFE
Feira Industrial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)
De 18 a 23 de maio de 2009
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 9h às 17h.
Informações: 11. 3060-5023 ou www.feimafe.com.br

Leia mais: Quer saber o que a FEIMAFE 2009 vai trazer de novidade?

Tópicos: