Empresas de petróleo podem se candidatar a recursos do Programa Prime

Incubadora da COPPE/UFRJ vai repassar R$ 14,4 milhões a 120 empresas

Foto: Divulgação

Termina no dia 30 de abril (pelo site www.incubadora.coppe.ufrj.br) o prazo para as inscrições para participar do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime). A Incubadora da COPPE/UFRJ – uma das agentes financeiras do programa no Rio – vai operar com R$ 14,4 milhões do programa. Serão selecionadas até 120 empresas e cada uma receberá R$ 120 mil não-reembolsáveis. O programa comporta empresas inovadoras do setor de petróleo e gás, entre outros.
 
Ao todo, o Prime investirá cerca de R$ 230 milhões para aproximadamente 1,9 mil empreendimentos em 2009. Os recursos são provenientes de subvenção econômica da Lei de Inovação (2006). As empresas que obtiverem sucesso no primeiro ano do programa poderão ainda candidatar-se, em 2010, à nova rodada de investimentos a juro zero. O pagamento desse segundo aporte de recursos poderá ser feito em até 100 parcelas.
 
Para se candidatar, as empresas devem ter até dois anos de existência, e ser de base tecnológica e inovadora. Diante do atual período de crise econômica mundial, o Prime é uma boa oportunidade para empreendedores em busca de investimentos. O Sebrae/RJ também vai apoiar o programa, com o repasse de verbas extras à incubadora, visando cooperar com os custos operacionais.
 
O objetivo do Prime é contribuir para a consolidação da estratégia gerencial e de inserção no mercado das empresas participantes. Na primeira etapa de operação, a verba de R$ 120 mil poderá ser utilizada para apoiar o empreendedor na gestão do negócio e, ainda, para a contratação de consultorias de mercado em áreas consideradas relevantes para a empresa como recursos humanos, formulação estratégica e inovação.
 
O edital está disponível no site da Incubadora (www.incubadora.coppe.ufrj.br). Todo o atendimento também será feito pelo portal eletrônico. Na página, os interessados encontram o formulário eletrônico de inscrição, em que devem informar a caracterização da empresa e seu caráter inovador, o negócio, os produtos, a tecnologia e o mercado.
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