Lactec e Celesc estudam parceria no setor energético

Foto: Divulgação

O superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Luiz Malucelli Neto, e o diretor técnico da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Eduardo Carvalho Sitonio, conversaram sobre parcerias no desenvolvimento de tecnologia e processos voltados ao setor energético e de meio ambiente.

“Nosso instituto é referência nacional na pesquisa de soluções tecnológicas para as áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Podemos colaborar para que a Celesc mantenha o constante aprimoramento da sua eficiência operacional”, destacou Malucelli.

A Celesc Distribuição, com o apoio do Lactec, pretende desenvolver trabalho nas seguintes áreas: medição de campos eletromagnéticos em seus empreendimentos, radiointerferência, ruídos, descontaminação de solos (por óleos minerais, cromo, arsênio etc.) e tratamento de resíduos para filtragem de óleos isolantes (atividade que será desenvolvida em Joinville).

De acordo com o superintendente do Lactec, estes assuntos são de domínio dos laboratórios de energia elétrica e de meio ambiente. “O trabalho desenvolvido com sucesso junto à Copel nos dá suporte técnico para que o instituto ultrapasse os limites do Paraná e contribua para a melhoria da produção de energia elétrica no Brasil”. Malucelli acrescentou ainda que a intensificação das parcerias demonstra o empenho da equipe técnica em busca do aprimoramento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.

A reunião para a apresentação dos trabalhos do Lactec também contou com a presença de José Roberto Borghetti, diretor de energia do instituto paranaense, e da assessora de Meio Ambiente da Celesc Distribuição S.A, Márcia Denise Butuhy.

Tópicos: