Primeira academia de robótica do mundo

Deutsche Messe e Grupo Volkswagen criam centro permanente para treinamento

Foto: Divulgação

Os participantes da Hannover Messe 2009 terão, durante o evento, acesso à primeira academia de robótica do mundo. Trata-se da “Robotation Academy” fundada em parceria pela Deutsche Messe e pelo Grupo Volkswagen GmbH. Lançada oficialmente em janeiro, a academia é o primeiro centro permanente do mundo de treinamento em robótica.

De 20 a 24 de abril, os visitantes da Feira Industrial de Hannover, interessados em aprender mais sobre robótica e automação poderão escolher entre dez módulos, para os quais podem se inscrever separadamente. Além do mais, experts da “Robotation Academy“ estarão disponíveis, durante o dia, para “sessões de consultas sobre robôs” e para responder qualquer dúvida sobre robótica.

Projeto pioneiro
A Robotation Academy tem como objetivos oferecer cursos de alta tecnologia feitos sob medida para pequenas e médias empresas ao longo do ano, contribuindo com a atualização sobre o tema robótica.

Este novo centro de treinamento, que ocupa uma área de 2.500 m², aceita inscrições durante o ano inteiro para empresas interessadas em receber cursos organizados por experts do Grupo Volkswagen GmbH. Os treinadores não são teóricos – todos têm experiência prática no trabalho com produção.

Thomas Rilke, gerente de projetos de automação da Deutsche Messe e CEO da Robotation Academy explica que “o centro que estamos construindo na Alemanha é o primeiro desta categoria no mundo. Ele foi projetado para acomodar congressos e cursos de treinamento em automação e tecnologia de robótica.

Mas o que faz o centro realmente se destacar é o fato de que os cursos são ministrados através de soluções para robótica e automação, vindas de produtores famosos. Em outras palavras, os participantes têm a oportunidade de ver pessoalmente a tecnologia”.

Rilke continua dizendo que a proposta dos cursos é conscientizar as empresas a respeito do que eles devem procurar em tecnologias de robótica e automação. Os cursos serão organizados sob medida para as demandas das companhias interessadas em investir em um robô, focando nas possíveis opções e explicando as tecnologias de segurança necessárias. O currículo também apontará áreas adequadas para aplicar as tecnologias de automação e robótica.

Seguindo um acordo prévio, o centro também estará disponível gratuitamente para estudantes. “Deste modo, podemos assegurar que o estágio mais alto da tecnologia seja incorporado aos cursos de bacharelado. Esta é uma grande vantagem para as universidades alemãs”, afirma Rilke. Ele conta que a tecnologia da Robotation Academy está disponível para os estudantes o ano todo.

Olaf Katzer, o principal treinador de tecnologias avançadas no Grupo Volkswagen GmbH, ressalta que “a Robotation Academy também está focada em angariar pessoas interessadas em tecnologia. Nós esperamos gerar entusiasmo pela tecnologia de automação em pessoas jovens, e capacitar largamente a população – funcionários, estudantes e crianças – a fazer suas inscrições para os cursos de tecnologia em robótica“.

Saiba mais sobre a Hannover Messe 2009 aqui.

Tópicos: