Sandvik inova no uso da metalurgia em pó


Empresa produz peças e equipamentos em ligas especiais com melhores propriedades, mais rapidez e sem o desperdício de matéria-prima, através do processo Powdermet®

A Sandvik Materials Technology, empresa do grupo Sandvik, lança no mercado brasileiro a tecnologia Powdermet®, que permite a produção de peças e equipamentos através da metalurgia do pó em materiais especiais.

O novo sistema funciona em três etapas. A primeira é a produção do pó metálico, pelo processo de atomização. A segunda é a moldagem de cápsulas metálicas com a forma da peça. Já na terceira etapa o pó metálico é colocado na cápsula e submetido a um processo de compressão a alta temperatura (HIP), fazendo com que a peça formada seja completamente densa, sem porosidades, e na forma exata desejada pelo cliente.

Dentre as inúmeras vantagens deste processo produtivo destaca-se a microestrutura refinada e completamente homogênea, gerando um material com propriedades mecânicas excelentes e iguais em todas as direções. Por ter refino de grãos, estes materiais são imunes ao HISC, fenômeno de corrosão e fragilização usual em equipamentos com proteção catódica em aplicações submarinas.

Segundo Alan Souza, engenheiro de aplicação da Sandvik Materials Technology,  ao final de todo o processo produtivo, o produto fica perfeito e pronto para ser entregue ao cliente. "Antes, para uma produção como essa, era necessário transformar um bloco forjado através de usinagem para chegar à peça, o que demandava muito tempo e desperdício de material", explica.

Agora, segundo Souza, é possível total flexibilidade de design nos projetos de peças, pois a tecnologia parte unicamente de pó. "Libertamos a criatividade dos nossos clientes para projetar exatamente o que desejam e precisam, evitando a dependência de processos tradicionais de produção", observa.

A tecnologia Powdermet® oferece vantagens técnicas e comerciais na fabricação de componentes em qualquer aplicação onde exista a demanda por alta qualidade e confiabilidade, associados a geometrias complexas ou de difícil fabricação pelos processos tradicionais. Um exemplo típico é encontrado em equipamentos submarinos para produção de petróleo e gás.

Leia mais sobre a Sandvik aqui.

Tópicos: