MMC confirma nacionalização de veículos

Foto: Divulgação

Em resposta às notícias sobre a transferência de parte da produção japonesa da Mitsubishi Motors no Japão para o Brasil, veiculadas ontem, 25, pelo jornal japonês Nikkei, a MMC Automotores do Brasil divulgou nota esclarecendo que há algum tempo já vem sendo realizados estudos de viabilidade sobre modelos que podem ser produzidos na fábrica de Catalão, em Goiás.

O comunicado informa, ainda, que os estudos estão em fase final para a escolha de três entre quatro modelos, sendo alguns deles com potencial de exportação para a América Latina e Caribe. O primeiro modelo selecionado para montagem será anunciado em sessenta dias. Os outros dois veículos que podem ser nacionalizados serão escolhidos até o final do ano.

A nota divulgada destaca que elevados padrões de qualidade e tecnologia da unidade de produção brasileira foram fatores determinantes para a consolidação da estratégia acertada com o Japão. “A iniciativa reforça a sólida parceria construída ao longo de todos estes anos” – conclui o comunicado.

Exportação a partir do Brasil

A nacionalização dos veículos, que devem ter parte dos componentes importados do Japão, visa principalmente a facilitar a penetração da marca no mercado local e aproveitar as vantagens tarifárias nas trocas com os países do Mercosul e México. As exportações da Mitsubishi a partir do Japão têm sido afetadas pela valorização do iene. As notícias do jornal Nikkei não antecipam os produtos a serem montados no Brasil, mas afirmam que a companhia pretende elevar a produção no Brasil até 50 mil unidades por ano, utilizando parte dos componentes fabricados no Japão.



O Pajero (foto) é um dos candidatos a ter novos modelos nacionalizados – hoje são produzidas em Catalão, GO, as versões TR4 e Sport. A Mitsubishi produz em Goiás a L200 4x4 GL, L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4, Pajero Sport e veículos de competição (L200 RS e Pajero TR4 R). Estão no portifólio de importações o Pajero Full, Airtrek, Outlander, Grandis, Eclipse e Lancer Evolution. Os mais modelos mais vendidos da marca no ano passado entre os SUVs foram o Pajero, com 18.124 unidades e 12,34% de participação na categoria, Airtrek (1.957 e 1,33%) e Outlander (1.823 e 1,24%). A L200 teve 19.039 unidades comercializadas e ficou em terceiro no ranking das picapes grandes, com 19,93% de market share.