Okuma lança ECO2 Friendly Concept

Imagem: Divulgação

A sociedade está se preocupando, cada vez mais, com a questão da preservação ambiental. Para atender a essa nova necessidade a Okuma – tradicional fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa – lança a tecnologia ecologicamente correta chamada ECO2 Friendly Concept.

A nova tecnologia que trabalha perfeitamente aliada ao “Thermo Friendly Concept” – conceito que possibilita conhecer e trabalhar as forças de deformações térmicas nos componentes de ferro das máquinas, provocadas pelas variações de temperatura. “O ECO2 Friendly Concept é uma inovação que, juntamente com o já consagrado Thermo Friendly Concept, fará com que as máquinas da Okuma sejam ecologicamente corretas e econômicas”, explica Alcino Bastos, gerente geral da Okuma no Brasil.

Sempre em busca de melhorias para suas máquinas, a empresa investe continuamente em tecnologia de ponta, além de projetar e fabricar a maioria de seus componentes, como motores, acionamentos, comandos numéricos, entre outros. “A Okuma optou por esse caminho para assegurar ao mercado a alta confiabilidade e qualidade dos equipamentos. Em um projeto balanceado, um motor ou componente nunca terá potência maior do que a estrutura mecânica da máquina está preparada para absorver, evitando, assim, o consumo desnecessário de energia”, explica Bastos.

Para desenvolver a tecnologia ECO2 Friendly Concept, a Okuma aprimorou o comando de controle numérico OSP P200, dotando-o de recursos de gerenciamento de energia que lhe permitem reconhecer se determinado componente da máquina está sendo requisitado ou não, desativando-o se necessário. “E tudo isso ocorre de forma automática, sem intervenção do operador”, explica Bastos. Com esse gerenciamento do acionamento dos motores, o comando OSP P200 propicia uma economia de energia 7% superior à versão anterior e à maioria dos comandos numéricos disponíveis no mercado. Em um torno vertical modelo V80R, por exemplo, a economia de energia chega a ser de 152 kWh/ano, correspondendo à emissão de 0,08 Ton/ano de CO2 a menos na atmosfera.

A tecnologia ECO2 Friendly também propicia outros benefícios, entre os quais o auto-desligamento dos motores, das bombas de líquido refrigerante, do transportador de cavacos e da lâmpada na área de trabalho quando a máquina não está em uso. Com isso poupa-se 332,6 kWh/ano de energia, e deixa-se de emitir 0,18 ton/ano de CO2 na atmosfera. “Além de disponibilizar para o setor industrial máquinas cada vez mais eficientes e econômicas, a Okuma também se preocupou em torná-las menos agressivas à natureza, contribuindo para a preservação ambiental”, finaliza Bastos.