GMB faz 84 anos e confirma investimentos no país

Foto: Divulgação

Ardila confirma o projeto Viva e fábrica em Joinville A General Motors do Brasil, maior subsidiária da corporação na América do Sul e terceira maior operação fora dos Estados Unidos, completa em janeiro 84 anos de atividade no país. A empresa traz uma boa notícia em seu aniversário, assinada pelo seu presidente, Jaime Ardila: o cronograma de investimentos está mantido, apesar da queda nas vendas de veículos do mercado como um todo no último trimestre de 2008.

O atual programa de aplicações da empresa é de US$ 1,5 bilhão e inclui o lançamento, em 2009 do projeto Viva. Outros dois novos veículos, de outro projeto, chegarão em 2011. A GM confirmou a construção da nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville, SC, que entrará em operação em 2010. A GM destaca seu novo recorde nacional de vendas anuais, com o emplacamento de 548.941 veículos em 2008, com uma participação de 19,46% no mercado total brasileiro.

Em relação a 2007 houve uma evolução de 50.248 veículos, com crescimento de 10,1% no volume de vendas. Líder da LAAM A GM do Brasil é hoje um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. A subsidiária brasileira é uma das principais integrantes da Divisão LAAM, que engloba América Latina, África e Oriente Médio e tem sido lucrativa. O mercado brasileiro é o terceiro do mundo para a empresa, atrás dos Estados Unidos e China, e tem uma linha de dezoito modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer, Tracker e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Fundada em 26 de janeiro de 1925, quando montava veículos importados em galpões alugados no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, a GM do Brasil tem três complexos que produzem veículos, em São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista) e São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba) e Gravataí (RS). Em São Caetano são produzidos os modelos Classic, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback) e picape Montana. Em São José dos Campos, os modelos Corsa hatchback, Corsa sedã, monovolumes Meriva e Zafira, picapes Montana, utilitário-esportivo Blazer e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla. Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, a GM monta Celta e Prisma. Além destas fábricas a GM também tem um Complexo Industrial em Mogi das Cruzes, SP (componentes estampados e peças), um Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba, SP e o Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba, SP, o mais moderno e completo da América Latina e um dos mais avançados do mundo.


Tópicos: