Walter lança nova geometria do inserto LNGX para alumínio

Imagem: Walter

A Walter, multinacional alemã líder em competência na usinagem de metais, acaba de lançar uma geometria especialmente indicada para o fresamento de alumínio. Trata-se da L88, desenvolvida para o inserto LNGX. Essa geometria possui todas as características para a perfeita usinagem de materiais do tipo ISO N (metais não-ferrosos): é extremamente positiva, muito afiada, evitando a formação de arestas postiças, comuns nesse tipo de material, já que eles são mais pastosos.

O inserto na geometria L88 foi desenvolvido nas classes WXN15 (com cobertura PVD) e WK10 (sem cobertura), com raio de 0,8mm e fase plana de 1,2mm. A nova geometria já está disponível no programa da Walter e estão previstas extensões, com mais raios e fases planas.

Sander Gabaldo, especialista em fresamento da empresa, comenta que o alumínio é uma tendência cada vez mais acentuada nas indústrias de mecânica em geral, automobilística e aeroespacial. “Hoje existem ligas de alumínio com características mecânicas próximas às dos aços, porém com uma densidade cerca de 3 vezes menor, o que deixa as peças e componentes mais leves. Isso se refelete em benefícios para os segmentos industriais que o utilizam, especificamente para as indústrias automotiva e aeroespacial”.

O especialista também destaca que o ideal é a utilização do inserto com esta geometria nas fresas da linha Xtratec da Walter, utilizando o recurso da refrigeração interna, que ficilita o escoamento dos cavacos e evita ainda mais a formação de aresta postiça. “Se a máquina tiver este recurso, a vida útil, que já é excelente, poderá ser ainda mais estendida. E o cliente poderá também contar com um acabamento superficial de primeira”, finaliza.


Tópicos: