Carro 2009 Stock Car desenvolvido com SolidWorks e Edgecam

Competição conta com tecnologia de programação de máquinas CNC

Fotos: Ska

A JL Racing, empresa que projeta e fabrica os veículos da Stock Car, utilizou o SolidWorks e o Edgecam para desenvolver o novo carro para a temporada 2009.

“O carro foi todo feito no computador, utilizando simulação para avaliar escoamento aerodinâmico e toda a parte das peças mecânicas”, afirma Gustavo Lehto Gomes, do departamento de engenharia. Segurança, tecnologia, baixos custos de manutenção e design moderno foram os fatores que nortearam os engenheiros e projetistas no desenvolvimento do novo modelo.

Na JL Racing, cujas instalações estão localizadas em Cotia-SP, o software Edgecam é utilizado para torneamento, fresamento e usinagem de superfícies de peças que são utilizadas no sistema de suspensão, motor, transmissão e direção dos carros da Stock Car V-8 e da Stock Júnior, duas das principais categorias da competição.

A empresa antes programava manualmente suas máquinas CNC – um torno Centur 30D e um Centro de Usinagem Discovery 560 comando FANUC, ambos do fabricante Romi.

“O software Edgecam não só introduziu muita agilidade na produção e qualidade de nossos produtos, mas principalmente viabilizou a usinagem de alguns componentes de superfície complexa, cuja programação manual seria impossível”, afirma Gustavo Lehto Gomes.

“Além de ampliar as possibilidades, nos sentimos mais seguros em saber que estamos utilizando um software de alta tecnologia como o Edgecam para fazer os programas de usinagem de nossas peças, preservando a qualidade e a integridade de nossos equipamentos”, diz José Giaffone, diretor da JL Racing Products.


Continua depois da publicidade


Leia mais sobre a Ska e a Romi no CIMM.