Skam aposta na locação de máquinas novas

Clientes são empresas de grande porte que pretendem ficar com o produto por mais de 3 anos

Foto: Divulgação

Com o crescimento da terceirização dos serviços, muitas empresas, principalmente as de grande porte e multinacionais que precisam de equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais, mas que não querem investir capital nesses ativos, estão optando pela locação de máquinas. Atenta a essa tendência do mercado, a Skam, decidiu apostar com maior vigor no novo filão, passando a também fornecer máquinas novas para locação.

De acordo com o gerente nacional de vendas, Luiz Gallo, a idéia é atender a um público específico, formado basicamente por grandes empresas que desejam utilizar as máquinas por um período pré-determinado, superior a três anos. “Na verdade, há mais de 10 anos a Movimater, empresa pertencente ao grupo, atende ao mercado brasileiro como um todo, inclusive às empresas de médio e pequeno porte que precisam arrendar máquinas novas ou usadas por apenas alguns meses, ou até por períodos mais longos. A Skam entrou no segmento de locação em 2005, voltada a fornecer somente máquinas novas e por períodos de no mínimo três anos”, detalha Gallo. Atualmente a empresa está voltando maior atenção para esse mercado, segundo o executivo, porque existe uma demanda aquecida e as perspectivas são de crescimento nos próximos anos.

“Entramos aos poucos no segmento de locação porque nossa meta é prestar um atendimento de qualidade e que de fato corresponda às necessidades das grandes empresas. Isso requer grandes investimentos”, destaca Gallo, acrescentando que os bons resultados obtidos motivam a Skam a continuar nessa direção. São disponibilizadas empilhadeiras retráteis, patoladas e contrabalançadas, além de transpaleteiras para operações horizontais e rebocadores. Não entram nesse esquema as máquinas especiais, fabricadas sob encomenda, porque depois do tempo de uso seria muito difícil disponibilizá-las para outra empresa que precisasse das mesmas funcionalidades. Por isso são oferecidas apenas máquinas de linha, mas que podem sofrer pequenas adaptações pedidas pelo cliente. Todos os equipamentos alugados contam com assistência técnica local. “A Skam assegura essa prestação de serviços em todo o território nacional”, reitera Gallo.

O contrato de locação pode ser renovado e ao cliente é dada a opção de permanecer com a mesma máquina, ou solicitar uma máquina nova. Segundo Luiz Gallo, após os equipamentos retornarem à Skam, são repassados para a Movimater, ou ainda podem ser reformados e vendidos ao mercado como máquinas usadas. “Ao arrendar um equipamento de movimentação e armazenagem o cliente deixa de direcionar recursos para aquisição e manutenção desse ativo, o que na maioria dos casos é muito vantajoso, sobretudo para as companhias de grande porte”, finaliza Gallo.

Leia mais sobre a Skam no CIMM.